Com votos contra do PT, PCdoB e PSOL, o líder da Oposição, deputado federal Bruno Araújo (PSDB-PE), aprovou na Câmara dos Deputados uma moção de repúdio ao Governo da Venezuela pelos atos antidemocráticos cometido pelo governo do presidente Nicolás Maduro.
Para Bruno Araújo, o voto contrário do PT não surpreendeu. “A Venezuela vem perpetrando graves violações que merecem o repúdio de todas as nações verdadeiramente democráticas. É inaceitável que o prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, tenha sido preso de forma tão arbitrária sob acusação de golpe de Estado, assim como Leopoldo López, um ano atrás. Também não podemos aceitar que haja o confisco de bens privados, a perseguição a jornalistas, a censura à imprensa e o governo do Brasil assista a tudo sem se manifestar”.
Bruno destacou que é compromisso de todos os parlamentares o repúdio às agressões contra as liberdades individuais em qualquer lugar do mundo, “mas devemos, principalmente, nos posicionar quando essas ocorrências se dão em nossa vizinhança, à revelia de pactos internacionais em que o Brasil faz parte como, por exemplo, o Protocolo de Ushuaia.”