O ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB-PE), entregou 1.272 unidades habitacionais no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), em Sorriso (MT), nesta quinta-feira (06). O Residencial Mario Raiter integra a Faixa 1 do Programa e contou com investimentos de R$ 83,1 milhões.
“Mais do que 1.272 unidades habitacionais, estamos falando de 5.088 pessoas que terão uma residência com dignidade. Essa obra gerou empregos. Estamos buscando mais investimentos para obras de saneamento e mobilidade urbana para o município”, disse Bruno Araújo.
Na ocasião, ele anunciou que uma das unidades habitacionais entregues será sorteada. “Graças à boa imagem que hoje o Ministério das Cidades tem com as instituições financeiras, vamos, em parceria com o Banco do Brasil, sortear a um dos novos moradores uma unidade totalmente mobiliada.”
Maria Martins, de 75 anos, uma das contempladas com a nova moradia, contou como foi difícil segurar a emoção. “Nunca vou esquecer este dia. O dia mais feliz da minha vida.”
Segundo o ministro, as unidades não possuem pendências de pagamento. “Fizemos o que todo homem e mulher devem fazer: honrar seus compromissos. Com Sorriso, não foi diferente. Essa entrega é simbólica porque podemos mostrar a todo o país que ressuscitamos o programa que, em 2014, 2015 e 2016, não havia contratado nenhuma unidade da Faixa 1. Hoje, reestruturamos 40 mil unidades que estavam paralisadas”, ressaltou.
Parceria
Para o governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB), presente à cerimônia, a parceria com o MCidades promoveu a realização de um sonho compartilhado por vários cidadãos de Sorriso. “Muitos aqui não tinham onde morar, no máximo, pagavam aluguel. E agora, graças ao trabalho do ministro Bruno Araújo, podemos agradecer por esse olhar diferenciado que ele tem para o estado. Você entregar uma casa para uma pessoa é mudar a vida dela”, reiterou.
O prefeito Ari Lafin ressaltou a importância do complexo. “Hoje vamos ter mais de cinco mil pessoas morando aqui. O sonho se realiza”, observou.
O deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT) também exaltou a parceria entre prefeitura, governo estadual e governo federal. “Essa obra não começou nessa gestão, mas graças ao ministro Bruno Araújo, ao governador Pedro Taques e ao prefeito Ari Lafin, as pessoas de Sorriso poderão ter uma moradia decente. Agradeço o esforço do ministro, que mesmo com agenda cheia em outros estados, compareceu para entregar essa obra, que é do Ministério das Cidades”, concluiu.
* Da assessoria do Ministério das Cidades