O Grupo Parlamentar da Amizade Brasil – Hungria foi reinstalado na semana passada na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados e será presidido pelo deputado Bruno Araújo (PSDB-PE). Parte das comemorações pelos 90 anos das relações diplomáticas entre os dois países, o evento foi prestigiado pelo Embaixador húngaro no Brasil, Norbert Konkoly.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, atualmente, a cooperação bilateral se estende aos diferentes foros multilaterais e tem como um de seus reflexos a adesão da Hungria como membro observador da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Além disso, a Hungria pretende ampliar o seu relacionamento com o Brasil e contribuir para a parceria estratégica com a União Europeia.
Hoje, o Brasil é o segundo parceiro comercial da Hungria na América Latina, atrás apenas do México. Para os deputados brasileiros, é preciso fortalecer a diplomacia parlamentar para que o relacionamento se beneficie da abertura para o sul, que integra a estratégia da nova Política Externa húngara.
Konkoly destacou a realização, no início do mês, em Budapeste, da IV Reunião de Consultas Políticas Bilaterais, a IV Reunião da Comissão Econômica Mista e a II Reunião de Consultas entre o Brasil e o Grupo de Visegrado (V4), “instrumentos que irão revigorar as relações políticas, fomentar os negócios e permitir uma maior participação parlamentar nas discussões bilaterais”.
(Reprodução de post publicado na página da deputada Bruna Furlan no Facebook)