PSDB – PE

Campanha nacional racismo no Carnaval é lançada no Recife

O secretário nacional de Politicas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério dos Direitos Humanos, Juvenal Araújo, que é presidente do Tucanafro, trouxe ao Recife (PE), nesta terça-feira (6), a Campanha “Neste Carnaval Diga não ao Racismo”. O tucano estava acompanhado da coordenadora da Igualdade Racial, Marta Almeida, e foram recebidos pela presidente do PSDB Mulher-PE, deputada Terezinha Nunes.

“Sempre fui defensora dos direitos humanos em todos os meus mandatos na Assembleia, e neste não tem sido diferente. Por isso, de imediato, engajei-me nesta iniciativa do ministério e declarei total apoio ao secretário”, justificou a tucana.

O objetivo da campanha é valorizar a cultura negra e sensibilizar o público para o respeito à identidade negra com foco no racismo sofrido por mulheres e homens no Carnaval. Serão distribuídos 50 mil folders em formato de leques nos aeroportos de Recife (PE), Congonhas (SP), Curitiba (PR), Rondônia (RO), Confins e Belo Horizonte (MG).

Para o secretário Nacional de Politicas de Promoção da Igualdade Racial, Juvenal Araújo, que é presidente do Tucanafro, nenhuma forma de preconceito ou discriminação deve servir como justificativa de “piada”, “adereços” ou “acessórios”. Racismo é crime previsto na Lei 7.716.

“Qualquer tipo de ação utilizada para ridicularizar o negro não deve ser praticada no Carnaval. O Blackface e a ‘nega maluca’ não são ferramentas de folia, mas sim de opressão e escárnio. Vamos juntos compartilhar a hashtag da campanha #CarnavalSemRacismo”, convida Juvenal em um perfil na rede social.

Ver mais