A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB-PE), participou nesta terça-feira (27) da formação de gestores, coordenadores pedagógicos e administrativos, articuladores de aprendizagem e professores que atuarão nas escolas em tempo integral.
A capacitação, ministrada pelo Instituto Brasileiro de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), segue até a próxima sexta-feira (02), no Grand Mercure Recife, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife.
“Estou extremamente feliz e honrada em poder ser instrumento para proporcionar uma educação melhor na nossa cidade. Não tem solução fácil para problema difícil, por isso não estou aqui para fazer nada artificial. Estou aqui para ajudar a melhorar a vida dos professores, sejam eles efetivos ou contratados”, disse a prefeita.
Para a professora Rayane Araújo, o treinamento produzirá “qualidade e excelência” ao projeto “Educação em Tempo Integral para Caruaru”. “Com o modelo da Escola da Escolha, o sujeito se torna protagonista, autônomo, competente e solidário, além de ampliar as capacidades sócio emocionais do ser, conviver e do empoderamento, garantindo assim uma educação mais justa para os estudantes”.
Já a professora Lívia Fonseca agradeceu o “reconhecimento e a valorização” que a gestão da prefeita Raquel Lyra tem tido para com os professores de Caruaru.”A prefeitura tem nos capacitado e nos dado oportunidades para que possamos empregar todo o aprendizado na sala de aula. Sabemos que o modelo de educação integral que tínhamos no município era falido e que a escola não passava de um depósito de estudantes. Estamos ansiosos para colocar em prática o que estamos aprendendo durante essa formação”.
O secretário de Educação, Rubenildo Moura, também participou da formação dos professores e gestores das escolas de Caruaru. Esse preparo para a atuação nas escolas em tempo integral contribuirá, na sua avaliação, para o “desenvolvimento dos alunos em todas as dimensões: intelectual, emocional, física, social e cultural”. “Estamos contribuindo para a construção de projetos de vida numa perspectiva coletiva que deve ser compartilhada, envolvendo crianças, jovens, adultos, famílias e todos os educadores”.