Município melhorou em todas as áreas de atendimento e consultas na gestão da prefeita Raquel Lyra. Secretário de Saúde diz que tendência é que índices sejam ainda melhores no próximo balanço da pasta
A Secretaria de Saúde de Caruaru apresentou a prestação de contas do 3º quadrimestre de 2018 em audiência pública do Sistema Municipal de Saúde realizada na Câmara de Vereadores do município. O encontro contou com a participação de servidores, membros do Conselho Municipal de Saúde, representantes da IV Geres, vereadores, estudantes e sociedade civil.
Os números revelam um balanço positivo: 109.824 consultas especializadas para a população com destaque para oftalmologia que subiu de 6.087, em 2013, para 17.396, em 2018.
Na Atenção Básica foram 478.192 atendimentos. “Poderíamos dizer que tivemos mais de um atendimento por habitante de Caruaru em 2018”, comentou o secretário de Saúde de Caruaru, Francisco Santos.
O número de atendimento também aumentou. Os de ultrassonografia, por exemplo, saíram de 14.424, em 2013, para 25.677 em 2018; Laboratório Clínico subiu de 400.749 para 628.182, de 2013 para 2018; Radiologia subiu de 39.317 para 45.841 no mesmo período.
“São números positivos, mas ainda não resolvemos o problema. Estamos trabalhando em parceria com a regulação para melhorar o acesso a estes exames e diminuir as filas de espera. Na próxima audiência pública estes números estarão ainda melhores”, revelou o secretário de Saúde.
Também se destaca no positivo balanço da saúde pública na gestão da prefeita de Caruru, Raquel Lyra (PSDB), a cobertura vacinal em menores de 2 anos de idade. O ano de 2018 registrou a melhor série histórica com a BCG, Pentavalente, Pneumocócica, Poliomielite e Tríplice Viral atingindo mais de 100% de suas metas.
Todos os dados apresentados na audiência são públicos e podem ser conferidos no sistema oficial do Ministério da Saúde. O próximo encontro sobre o tema será realizado em Maio.
Capacitação –
A Secretaria de Educação de Caruaru promoveu uma capacitação de todos os professores da rede pública municipal com o objetivo de desenvolver a proposta de Qualificação Profissional que passa a ser disciplina eletiva na matriz curricular na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cerca de 120 profissionais participaram na capacitação que ocorreu na Escola Municipal Professor Machadinho.
A formação também teve como objetivo colaborar para o refinamento do trabalho dos professores, beneficiando a aplicação de novos ambientes de aprendizagem.