
O São João 2017 de Caruaru carrega várias marcas que consolidam o modelo de gestão da prefeita Raquel Lyra (PSDB-PE): será uma festa transparente, participativa e descentralizada. E neste ano, uma preocupação do governo também será com a sustentabilidade.
A maior manifestação cultural do interior do Nordeste vai ser realizada da melhor forma possível e de um jeito que Caruaru nunca viu”, garantiu a prefeita Raquel Lyra, nesta segunda-feira (15/05), durante o lançamento oficial da programação dos festejos juninos.
Serão mais de 400 atrações em 17 polos de animação. A festa contará, ainda, com o tradicional Festival de Comidas Gigantes, que começa ainda este mês, dia 27, com 28 variedades culinárias da região.
O São João de Caruaru chega a movimentar mais de R$ 200 milhões e gera mais de 6 mil empregos diretos e indiretos. São esperados cerca de 2,5 milhões turistas gerando uma expectativa de mais de 97% de ocupação da rede hoteleira.
Entre as novidades deste ano está o São João da Roça que será realizados nas comunidades de Gonçalves Ferreira, Pau Santo, Terra Vermelha e Vila Rafael. Por lá, passarão artistas como Petrúcio Amorim, Maciel Melo, Amazan e Josildo Sá.
O Polo Azulão, considerado espaço ‘alternativo’ ao forró, receberá atrações como Lenine, Almério, Eddie, Chico César e Siba, Devotos, Junio Barreto, Rosário Apressado e Riá Oliveira.
Haverá ainda o São João de Rua que será realizado em quatro bairros da cidade, quatro polos de animação na Estação Ferroviária da cidade, e o melhor do São João tradicional no Alto do Moura (Polo Mestre Vitalino) e na Praça do Artesão (Polo Mestre Galdino).
O Pátio do Forró, point da juventude, receberá atrações nacionais como Fulô de Mandacaru, Bruno e Marrone, Cavaleiros do Forró, Matheus e Kauan, Gusttavo Lima, Bell Marques, Aviões do Forró, Alceu Valença, Flávio José, Jorge de Altinho, Elba Ramalho, Petrúcio Amorim e Alcymar Monteiro, entre outros.
Transparência – Para democratizar e tornar ainda mais transparente a contratação de artistas, a prefeitura abriu edital que recebeu 648 propostas. Foram aprovados 596 artistas.
Acolhimento às crianças – A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos realizará um trabalho de orientação a turistas e à população em geral referente à garantia de direitos de crianças e adolescentes. Serão disponibilizados canais de denúncia como o ‘Disque 100’ e o ‘Disque Denúncia Agreste’.
Acessibilidade – A Prefeitura também investiu na acessibilidade e disponibilizará no Pátio de Eventos camarote exclusivo para portadores de necessidades especiais e intérpretes de Libras para tradução do que acontece no palco. Também haverá banheiros adaptados nos polos de animação.