PSDB – PE

Comissão da Câmara deve aprovar hoje impeachment da presidente Dilma

Tucanos favoráveis ao impeachment da presidente Dilma na comissão especial que análisa o pedido
Tucanos favoráveis ao impeachment da presidente Dilma na comissão especial que análisa o pedido

Brasília (DF) – A Comissão Especial do Impeachment da Câmara dos Deputados deve aprovar nesta segunda-feira (11) o relatório do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), favorável ao processo de perda do mandato da presidente Dilma Rousseff. Dos 65 titulares da comissão especial, 35 declararam ser favoráveis ao afastamento da petista, segundo o Placar do Impeachment publicado nesta segunda pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Com a mudança de posicionamento do deputado Paulo Maluf (PP-SP), a comissão passou a ter parlamentares suficientes para aprovar o parecer do relator, que diz que a denúncia contra a presidente detém “todas as condições jurídicas e políticas” para ser aceita.

Do total de titulares da comissão, apenas 20 deputados se dizem contra o impedimento de Dilma, oito estão indecisos e dois não quiseram responder.

Após a aprovação do processo na comissão, ele seguirá para votação no plenário da Câmara. Até agora, o placar de plenário publicado pelo Estadão registra 291 votos a favor do impeachment e 115 contra. Somando aos favoráveis a quantidade de indecisos (61) e sem resposta (46), a oposição teria 398 parlamentares votando pelo afastamento, número bem superior aos 342 votos necessários para que a proposta seja aprovada.

Levantamento feito pelo Datafolha entre 21 de março e sete de abril mostrou que 60% dos 513 deputados afirmam que serão favoráveis ao processo de impeachment de Dilma. Segundo a pesquisa, seriam 308 votos pelo afastamento. Outros 108 parlamentares são contrários ao impeachment (21% do total) e 18% seguem como indecisos ou não declararam o voto.

A data de análise do processo de impeachment pelo plenário da Câmara ainda não foi definida, mas a previsão é que a discussão seja iniciada nesta sexta (15) e que a votação ocorra no domingo (17). Cada um dos 25 partidos políticos com representação na Câmara terá direito a uma hora de pronunciamento no plenário.

Acompanhe aqui o Placar do Impeachment, publicado no jornal O Estado de S. Paulo.

Ver mais