PSDB – PE

Conheça as homenageadas pelo PSDB Mulher de Pernambuco nesta quinta (23)

A segunda edição do troféu Dona Santa será entregue nesta quinta-feira (23), às 17 horas, na Assembleia Legislativa.

Simone Santana

Graduada em medicina, com especialização em Pediatria e Medicina do Trabalho, a deputada Simone Santana é funcionária pública federal licenciada. Atuou na Prefeitura do Ipojuca à frente da Secretaria Municipal de Saúde, do Departamento de Bem-Estar Social e da Coordenação de Projetos Especiais. Deputada estadual, Simone é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vice-presidente da Comissão de Educação e Cultura e integra a comissão de Saúde e Assistência Social. Em 2016, foi relatora da Comissão de Acompanhamento dos Casos de Microcefalia em Pernambuco e membro da Frente Parlamentar de Trânsito e Transporte. Atualmente coordena a Frente Parlamentar da Primeira Infância.

Virginia Célia Moury Fernandes

Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, Virgínia é especialista em Direito Público pela Escola Superior de Magistratura de Pernambuco e graduada em Administração pela Universidade Autônoma de Madri, na Espanha. Defensora Pública do Estado de Pernambuco, atuou nas varas da Família e da Violência Doméstica e como Defensora da Mulher Vítima de Violência Doméstica. É membro da Câmara Técnica de Enfrentamento à Violência Doméstica de Pernambuco e da Comissão de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher. Atualmente desenvolvendo um trabalho em defesa das vítimas de violência doméstica na 2ª Vara de Violência Doméstica do Recife.

Raquel Lyra

Raquel Lyra é formada em Direito e pós-graduada em Direito Econômico e de Empresas. Iniciou a carreira como advogada concursada do Banco do Nordeste e foi delegada da Polícia Federal até 2005. Disputou sua primeira eleição em 2010, sendo a deputada mais votada de Pernambuco. No governo Eduardo Campos,  foi secretaria da Criança e da Juventude. Raquel retornou à Assembleia Legislativa em 2013 e foi reeleita em 2014 pela segunda vez como a mais bem votada do Estado. Na Assembleia,  presidiu a Comissão de Constituição e Justiça e em 2016 eleita a primeira prefeita de Caruaru com mais de 93 mil votos.

Sílvia Cordeiro (representada pela filha na foto)

Silvia Cordeiro é médica formada pela Universidade Estadual de Pernambuco e militante feminista com atuação em grupos populares de mulheres em diversas categorias. Fundadora do Centro das Mulheres do Cabo de Santo Agostinho, integrou a Rede Mulher e Democracia e participou do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo de Pernambuco em 2010 e 2011. Sílvia representou o Brasil no Comitê Regional no Projeto Mulheres Populares e Diversas na América Latina. Em 2013, foi nomeada Secretária da Mulher do Recife e coordenou o Fórum Metropolitano de Gestoras de Organismos de Políticas Públicas para as Mulheres. Atualmente é secretária da Mulher de Pernambuco.

Regina Célia Almeida

Regina Célia é fundadora, vice-presidente e diretora pedagógica do Instituto Maria da Pena. Filósofa, mestra em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco e doutora em Direito, Justiça e Cidadania para o século XXI pela Universidade de Coimbra em Portugal, Regina Célia é professora universitária há 20 anos. Iniciou a docência em pedagogia da Fundação de Ensino das Escolas Superior da FUNESO, em Olinda. Ativista em Direitos Humanos pela Fundação Roberto Marinho, atuou no Programa Fome Zero, no Projeto Alvorada e no Programa Brasil Alfabetizado. Regina Célia coordenou o primeiro Curso de Promotoras Legais Populares em 10 municípios pernambucanos, utilizando a metodologia THEMIS de empoderamento das Mulheres Vítimas de Violência.

Jô Mazarollo

Gaúcha, de Veranópolis, Jô Mazarollo começou sua carreira como assessora de imprensa de uma ONG e em 1982 quando foi contratada pela TV Bandeirantes. Desembarcou em Pernambuco no ano 2000 para assumir a rede Globo Recife e foi responsável pelo lançamento dos programas locais de sucesso como Lance Final e o Nordeste, Viver e Preservar.  Na afiliada da Globo no Sul, atuou até 1988 onde foi foi editora da sucursal para os jornais Hoje e Nacional. Na TV Globo do Rio de Janeiro, foi editora dos jornais Hoje, Nacional e Jornal da Globo. Jô Mazzarolo implantou projetos para agilizar o jornalismo e a apresentação de programas tradicionais como o NE TV e Bom dia Pernambuco.

Gleide Ângelo

Protagonista em investigações de assassinatos que ganharam repercussão no Grande Recife, a delegada Gleide Ângelo se destaca por desvendar crimes que pareciam indecifráveis como os casos da morte da alemã Jennifer Kloker, da localização do menino Lucas Kauan e do jornalista Lucas Fortuna, vítima de um latrocínio, o pior crime na sua avaliação. Formada em administração e direito, descobriu que seria delegada aos 10 anos. Exerce a função desde 2008. Já passou pela unidade de Roubou e Furtos, Delegacia de Homicídios de Olinda e hoje é delegada do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil de -Pernambuco.

Marylúsia Feitosa

Titular da 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital, Marylúsia Feitosa se formou em Direito pela Universidade do Recife. É advogada e juíza desde 1992, exercendo as jurisdições dos municípios de Parnamirim, Terra Nova, Serrita, Salgueiro e Pombos. Na comarca do Recife, atuou nas varas do júri, entorpecentes e criminais, tornando-se titular em 2012 da 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital. Marylúsia coordenou os projetos Acolher – ouvida especializada em mulheres – e  Novo Horizonte que consiste em grupos de reflexão formado por homens autores de violência contra a mulher. É representante do Judiciário na Câmara Técnica de Violência Contra a Mulher no Pacto Pela Vida.

Fernanda Maranhão

Presidente da comissão da Mulher da OAB-PE, Fernanda Maranhão é procuradora do Estado de Pernambuco desde 2005. À frente do colegiado, engajou-se na Campanha “Justiça pela Paz em Casa”, capitaneada pela presidente do Supremo, Carmem Lúcia, realizando ciclos de palestras e escalando advogados voluntários para o atendimento de demandas relacionadas ao tema. Fernanda também participou integralmente na campanha “Paternidade Além das Grades” – uma iniciativa da Associação das Mães Solteiras – de estímulo ao reconhecimento voluntário de paternidade junto à população do sistema prisional. Mestra em Direito Público pela UFPE, também integra a Comissão Nacional da Mulher Advogada do Conselho Federal da OAB.

Suelen Karine Oliveira 

Jovem de 25 anos, Suelen Oliveira cursa o técnico administrativo e desenvolve um trabalho voluntário em igrejas evangélicas promovendo a ressocialização de adolescentes do Recife. Carrega um histórico de agressões que começou ainda na infância. Aos quatro anos foi abusada pelo tio e espancada pela mãe, quando foi recolhida pelo conselho tutelar. Viveu anos em um abrigo onde novamente foi abusada por adolescentes que dividiam com ela o local. Começou a trabalhar aos 16 anos e só realizou o sonho da casa própria que divide hoje com o namorado com quem pretende oficializar a relação até o próximo ano, graças à ajuda de uma amiga.

Ver mais