O vice-líder do PSDB na Câmara, deputado Betinho Gomes (PSDB-PE), pediu aos demais colegas para que rejeitem Projeto de Resolução que altera a composição do Conselho de Ética da Casa, por entender se tratar de uma “manobra” para tentar barrar o processo de cassação contra o presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
O projeto promove um rearranjo partidário retirando do Conselho ao menos três deputados que votaram contra Cunha: o presidente José Carlos Araújo (BA), que trocou o PSD pelo PR, e os relatores Marcos Rogério (RO), que foi do PDT para o DEM, e Fausto Pinato (SP), que migrou do PRB para o PP.
“Esta é mais uma atitude absurda e desesperada do representado que age para enfraquecer o Conselho de Ética. É necessário que o plenário da Câmara rejeite esta Resolução, sob o risco de se desmoralizar perante a opinião pública que acompanha cada passo do Congresso Nacional, principalmente neste que é dos momentos mais importantes da recente história política do país”, disse o parlamentar, que estuda medidas para tentar barrar a proposta no Judiciário, caso ela passe pelo plenário.