PSDB – PE

Corujão da Saúde supera a marca de um milhão de exames em São Paulo

O Corujão da Saúde atingiu nesta segunda-feira (11) a marca de 1.014.525 exames realizados. O programa foi criado pela Prefeitura de São Paulo, sob o comando do tucano João Doria, no início da sua gestão, para zerar a fila de 485,3 mil exames remanescentes de 2016, objetivo alcançado em apenas 83 dias graças à parceria com hospitais privados como Albert Einstein, Sírio-Libanês, Beneficência Portuguesa, Oswaldo Cruz e outros (veja lista completa abaixo).

“O Corujão da Saúde é hoje um exemplo nacional de eficiência na gestão pública de saúde. Existem filas, mas são administráveis para um prazo de 30 dias para os mais urgentes e de 60 dias para os demais tipos de exames”, disse o prefeito João Doria.

O “Corujão” começou a ser implantado em hospitais e clínicas das redes pública, particular e filantrópica, que ofertam exames extras em horários alternativos e ociosos. Apesar da expectativa de que os atendimentos fossem realizados em horários alternativos, a maioria dos agendamentos foi para o horário regular, entre a manhã e a tarde. A Prefeitura deu preferência para que o exame fosse feito no serviço mais próximo da casa do paciente.

Em 31 de dezembro de 2016, a fila era de 485,3 mil pacientes. Desse total, 68.099 já aguardavam agendamento por mais de 180 dias e foram encaminhados para nova avaliação médica (cerca de 12 mil exames foram confirmados). Outros 77.820 já não necessitavam mais dos procedimentos médicos, por motivos diversos.

Entre os exames contemplados no programa estão densitometria, ecocardiografia, mamografia, ressonância, tomografia e ultrassonografia. Como comparação, em todo o ano de 2016 foram realizados 1.255.071 procedimentos destes mesmos exames.

*Leia mais clicando aqui

Ver mais