
Pernambuco – Único presidenciável que cresceu na recente pesquisa Datafolha, publicada domingo no jornal Folha de S. Paulo, o senador Aécio Neves animou a tropa do PSDB de Pernambuco que enxerga nos números uma eleição presidencial praticamente assegurada em dois turnos. Ex-líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Bruno Araújo (foto) acredita que o crescimento de Aécio seguirá num “ritmo consistente para um projeto que agora vai ganhar as ruas de todo País”.
“Aécio chegará em 2014 já carregando a esperança de dezenas de milhões de brasileiros que precisam de um novo líder com coragem para avançarmos”, aposta o deputado.
Para o presidente estadual do PSDB de Pernambuco, Sérgio Guerra, a nova pesquisa Datafolha sinaliza com dois pontos que merecem observação: a queda de 8 pontos percentuais da presidente Dilma Rousseff e o crescimento de 4 pontos do presidente nacional do PSDB, Aécio Neves. O único que oscilou positivamente na consulta. Sobre a queda da presidente, Guerra avalia que não foi o simples aumento do tomate que contribuiu para isso. Mas a inflação em geral, o endividamento da população, a queda da balança comercial, enfim, “a falta de esperança do povo brasileiro”. “A presidente Dilma não está se revelando uma liderança para resolver os problemas do País”, avalia Sérgio Guerra.
Sobre o crescimento de Aécio Neves, para o dirigente do PSDB os números confirmam definitivamente sua pré-candidatura à presidência da República. “Hoje ninguém tem mais dúvidas que Aécio é candidato”.
Coordenador nacional de Meio Ambiente do PSDB, o deputado estadual Daniel Coelho conclui que o crescimento de Aécio Neves mostra que “aos poucos a população tem percebido nele uma alternativa viável e sincera para uma mudança na política praticada pelo PT”. “Ele começa a se apresentar como uma alternativa do ponto de vista econômico, social e político para o País e não há nenhuma dúvida de que esses números, que ainda são distantes do momento eleitoral, vão se consolidar e teremos no ano que vem uma eleição extremamente disputada, com a presença do candidato do PSDB”.
Líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco, a deputada Terezinha Nunes acredita que os números do Datafolha revelam um ambiente propício à vitória do PSDB. “O crescimento de Aécio mostra que ele é um candidato forte e carismático. Aliado a isso, tem a questão do fraco desempenho da economia que não vai ser resolvida tão facilmente. Temos chances de derrotar a presidente Dilma nas urnas”, anima-se.
O secretário-geral do PSDB, deputado Betinho Gomes, acredita que a população está mais atenta às mensagens de Aécio Neves porque elas têm a consistência da experiência de quem já governou, por dois mandatos, um Estado como Minas Gerais. “Por outro lado, a má gestão do Governo Federal começa a ficar evidente para a população brasileira, que já está sentido o crescimento desordenado da inflação, assim como está percebendo a má gestão no serviço público e a precariedade na infraestrutura do País. O jogo de 2012 está aberto e a ascensão de Aécio Neves sinaliza para seu crescimento”.