A crise econômica reduziu em 20,4 milhões o número de usuários de ônibus na Região Metropolitana do Recife (RMR), em 2015, que passaram a andar a pé ou de bicicleta. Uma queda de 5,21% em relação ao ano anterior, o que coloca o Recife entre as sete capitais brasileiras mais atingidas por esse indicador. Os números são de um levantamento da Associação Nacional de Transportes Urbanos (ANTU).
O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), Fernando Bandeira, acredita que esse cenário comprometerá investimentos no setor. Ele prevê que a renovação da frota será afetada, sobretudo pela dificuldade decorrente das taxas de financiamento.
A expressiva evasão de usuários de ônibus ocorre em todo o país, segundo o levantamento da Associação Nacional de Transportes Urbanos. São 900 mil passageiros a menos por dia, a maior queda dos últimos 10 anos. Foram pesquisadas 14 capitais brasileiras. A que sofreu a maior redução foi Curitiba (PR) com 8% a menos de usuários na relação 2015/2014.