PSDB – PE

Crise social: Desemprego aparece pela primeira vez, desde 2012, como o principal motivo do aumento de endividados no Recife

cartaoRecife (PE) – Reflexo da crise econômica, o desemprego se tornou pela primeira vez, dede 2012, a principal razão alegada pelo recifense para não conseguir pagar suas dívidas.

O levantamento “Perfil da Inadimplência” realizado periodicamente pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e divulgado nesta terça-feira (20) revela que atualmente 28% dos consumidores atribuem o atraso no pagamento das contas ao desemprego. Em setembro do ano passado esse percentual era de 12%. A falta de planejamento e o descontrole, que antes apareciam como os principais motivos para o descumprimento de prazos, caíram de 32% para 16%.

A avalanche do desemprego que derrubou o próspero discurso eleitoral da presidente Dilma, em menos de um ano de governo da petista, também tem sido a causa do aumento das dívidas que o recifense acumula. De acordo com a pesquisa CDL, apenas 5% dos consumidores contabilizavam, há um ano, uma dívida total entre R$ 2 mil e R$ 4.999. Só no mês de setembro deste ano, esse percentual saltou para 21%.

O cartão de crédito continua sendo o instrumento que mais endivida o consumidor do Recife. Em setembro do ano passado, os consumidores reféns dessa modalidade de crédito somavam 29%. Hoje já chegam em 32%, principalmente pelas altas taxas de juros.

Também cresceram drasticamente os consumidores que devem aos bancos: de 8% em 2014 saltaram para  32%. Assim como o percentual de idosos que não conseguem arcar com suas dívidas: 11% em setembro do ano passado contra 14% este ano.

O levantamento “Perfil da Inadimplência” foi realizado pela CDL Recife entre 21 e 25 de setembro com 318 consultados.

 

 

 

Ver mais