PSDB – PE

Crônica de uma tragédia anunciada

Foto: Gianny Melo
Foto: Gianny Melo

Pernambuco – A líder da bancada de oposição e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara do Recife, vereadora Aline Mariano (PSDB), classificou como “tragédia anunciada” a repercussão do caso de espancamento e suposto abuso sexual sofrido por uma adolescente de 13 anos que reside em um abrigo da zona oeste da cidade.

Uma semana depois de a parlamentar tucana ter se reunido com a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna, na Comissão de Direitos Humanos, e apresentado os resultados negativos de uma fiscalização feita nas casas de acolhida e abrigos gerenciados pela PCR, uma adolescente de 13 anos chegou ao Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente alegando ter sido espancada por quatro colegas da mesmo abrigo por não querer dividir o dinheiro de um programa sexual.

Além das agressões físicas, a jovem também disse ter sido violentada quando as outras adolescentes, com idades entre 15 e 17 anos, introduziram o cabo de uma pá na vagina da vítima.

“É lamentável o que fomos obrigados a saber por meio da imprensa. Uma verdadeira violação aos direitos humanos. O que aconteceu com essa adolescente já havia sido anunciado por nós durante a fiscalização minuciosa que fizemos nas casas de acolhida e abrigos. Esse caso que chegou às autoridades só reforça a nossa denúncia de que a situação encontrada nas casas e abrigo é um vexame social. São crianças e adolescentes que ao invés de serem reinseridos na sociedade com condições de exercerem a cidadania, se tornam protagonistas de programas policiais”, enfatizou Aline.

A parlamentar prometeu protocolar a denúncia no Ministério Público junto com o relatório detalhado sobre a atual situação das casas de acolhida e abrigos do Recife.

Relatório completo vereadora Aline Mariano// Casas de Acolhida

* Com informações da assessoria de imprensa da parlamentar

 

Ver mais