PSDB – PE

Daniel Coelho agora quer ser líder da oposição na Assembléia Legislativa

Da Folha de Pernambuco

Depois de ter insistido na tese de candidatura própria do PSDB para disputar a Prefeitura do Recife, o deputado estadual Daniel Coelho enfrentará mais um desafio: conseguir emplacar seu nome como líder da oposição na Assembleia Legislativa. Atualmente, o cargo é ocupado pelo deputado estadual Antônio Moraes (PSDB), mas Daniel, além de ser visto como o tucano de perfil adequado, saiu fortalecido das eleições municipais, já que ficou em segundo lugar na disputa. No entanto, o parlamentar não seria a melhor opção para PSDB, já que a legenda tem uma relação amistosa com o PSB do governador Eduardo Campos e não seria interessante bater de frente com o socialista, que tem maioria na Assembleia.

Além da eleição da Mesa Diretora, marcada para o próximo dia 3 de dezembro, a discussão sobre a liderança da oposição também está movimentando os bastidores do Legislativo. Daniel Coelho, porém, garante que o clima é de tranquilidade na bancada do PSDB. “A gente não deve ter dentro da oposição um conflito para que se arrume (cada função). A Mesa está praticamente definida. O que não tem é clima de disputa”, garantiu.

Outra que tem o perfil de bater de frente com o Governo é a ex-deputada Terezinha Nunes (PSDB), que vai assumir o mandato em janeiro. A tucana disse que o assunto não está sendo discutido, mas afirmou que defende Coelho para assumir a função. “Ainda está indefinido e temos que ver o DEM”, observou. O Democratas conta com uma bancada de dois parlamentares: Tony Gel e Maviael Cavalcanti. Há dois, tucanos e democratas disputaram a liderança da oposição e o acerto foi que Gel assumiria no segundo biênio.

A vaga destinada ao PSDB para a Mesa Diretora, que hoje tem a primeira vice-presidência com Edson Vieira (eleito prefeito de Santa Cruz do Capibaribe) deverá mesmo ficar com Claudiano Martins Filho, que integra a Comissão de Agricultura. Ainda não se sabe quem ficaria com a liderança do partido, atualmente com Carlos Santana (eleito prefeito de Ipojuca), nem as ocupações de Eduardo Porto e Terezinha Nunes, que assumirão em janeiro. O deputado Betinho Gomes (PSDB) deverá continuar com a presidência da Comissão de Cidadania.

Ver mais