Daniel Coelho, candidato a prefeito do Recife pelo PSDB, reuniu-se com representantes de diversas entidades de músicos do Estado, que formam o Fórum Pernambucano de Músicos. No evento, realizado em auditório no Hotel Jangadeiro, Daniel pôde ouvir as preocupações dos profissionais deste segmento, ao mesmo tempo em que apresentou algumas de suas ideias para a valorização da classe artística no Recife.
Entre os representantes do Fórum, estava claro o sentimento de insatisfação coletiva e, entre as queixas, o “sucateamento da Orquestra Sinfônica do Recife” e a necessidade de mais espaços para apresentação, além da melhoria no “tratamento aos músicos locais, que são tratados com diferença em relação aos que vêm de fora”.
Segundo Daniel, a valorização dos artistas locais, a utilização dos mesmos critérios de contratação em relação aos que vêm de fora e a instalação da Rádio Frei Caneca estão entre as principais ações que ele pretende implantar no segmento.
“Hoje existe uma concentração grande de recursos para os artistas de fora, que recebem muito mais e de maneira antecipada. Os artistas locais recebem valores muito pequenos e muito tempo depois do evento, tendo que ficar, muitas vezes, mendigando seu pagamento”, apontou o candidato, que continuou: “É preciso unificar os critérios. Se pode pagar antecipado o artista de fora, vai pagar antecipado também o local. Se só pode depois, será depois os dois”.
A questão da Rádio Frei Caneca, voltada para a valorização dos artistas locais e, cujo projeto, já existe há mais de 50 anos sem nunca ter saído do papel, também foi destacada por Daniel. “Temos que dar oportunidade à população de ouvir músicas de qualidade e é isso que a Rádio Frei Caneca vai proporcionar”.