PSDB – PE

Daniel Coelho protesta contra engavetamento da CPI da UNE e pede respeito ao regimento

27350784136_760d11f660_zO deputado federal Daniel Coelho (PSDB-PE) ocupou a tribuna da Câmara, nesta terça-feira (12), para protestar contra a decisão do presidente interino da Casa, Waldir Maranhão, de engavetar a CPI da UNE (União Nacional dos Estudantes), contrariando a vontade da maioria do parlamento.

Segundo o tucano, Maranhão agiu de forma monocrática e anulou uma decisão do plenário que reuniu o número de assinaturas regimental para instalar a comissão. A CPI pretende investigar o uso de recursos públicos pela União Nacional dos Estudantes.

“A decisão foi infeliz. Waldir Maranhão ultrapassou os limites do exercício do cargo de presidente interino da Câmara e engavetou uma CPI que foi democraticamente construída no plenário pela assinatura da quantidade regimental de parlamentares. O presidente representa o colegiado, ele não é dono nem chefe do parlamento. O plenário tem de ser respeitado. Espero que essa Casa eleja um novo presidente que compreenda esses conceitos”, destacou o tucano.

Designado pelo PSDB para fazer parte da comissão, Daniel Coelho lembrou que está nas prerrogativas da Câmara e da presidência instalar a CPI. E avisou que pretende encaminhar recurso contra decisão de Waldir Maranhão para que ela seja apreciada pelo plenário.

“Quem não deve não teme. Se uma instituição recebeu recursos públicos e tem tranquilidade de que os utilizou corretamente, que faça o esclarecimento na comissão e dê ao Brasil a transparência que todos nós queremos. Vamos encaminhar recurso para que venha a plenário a decisão sobre a instalação da CPI. Nenhum presidente tem a prerrogativa de desrespeitar a vontade da maioria. Tenho a convicção de que o próximo presidente irá cumprir com a sua função e acima de tudo respeitar a vontade e soberania desse plenário”.

 

Ver mais