PSDB – PE

Daniel Coelho reforça cobrança do PSDB por instalação de CPI da UNE

30458786251_5ff22b2c6d_zDeputados do PSDB cobraram a votação do recurso que trata da CPI da União Nacional dos Estudantes (UNE) e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, se comprometeu a colocar o item em pauta no próximo dia 8. A comissão parlamentar de inquérito chegou a ser criada em maio deste ano, mas o requerimento de abertura foi devolvido pela Mesa Diretora em julho.

Na sessão dessa terça-feira (25), o deputado Daniel Coelho (PE) cobrou do presidente da Casa a análise do pedido. “Acabei de cobrar a votação do recurso da CPI da UNE. O presidente Rodrigo Maia se comprometeu em votar no próximo dia 8”, disse.

O objetivo da CPI é investigar indícios de uso irregular de dinheiro público por parte da entidade. Os parlamentares querem apurar a aplicação de dos R$ 44,6 milhões recebidos a título de indenização da União Federal pelos danos sofridos na ditadura militar; associação da UNE com uma investidora suíço-brasileira para a construção de um edifício comercial de 12 pavimentos na Praia do Flamengo, cidade do Rio de Janeiro/RJ, em terreno de sua propriedade, entre outros.

O requerimento de criação da CPI sugere ainda a apuração do destino da receita proveniente da confecção das carteiras de estudante nos últimos cinco anos; a investigação dos convênios da União Federal com a UNE no período 2006 a 2010 para apurar o uso irregular de receita pública em conjunto com o Tribunal de Contas da União, além dos convênios da União Federal com a UNE no período 2011 a 2016.

*Do PSDB na Câmara

Ver mais