Da tribuna da Câmara, o deputado Daniel federal Coelho (PSDB-PE) disse que a presidente Dilma Rousseff (PT) enganou o povo brasileiro ao falar sobre o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) na campanha eleitoral. O tucano se refere à suspensão, por parte do Ministério da Educação, das inscrições do programa para o primeiro semestre de 2015.
“Até onde pode ir o limite de alguém enganar a população com algo tão sério? Eu me lembro num debate, durante a campanha, quando um economista pergunta à então candidata Dilma como entrar de novo no mercado de trabalho. E a resposta da candidata foi ‘matricule-se no Pronatec para ser reinserida no mercado’. Matricular aonde, se cortaram as verbas destinadas à educação?”, questiona.
O tucano lembrou que o Pronatec foi uma das principais peças de campanha da presidente Dilma. Passada a eleição, o programa perdeu o status de carro-chefe do governo. “Em meu Estado, as matrículas já estão suspensas. O Senac, que fazia cursos em grande escala no Estado de Pernambuco, suspendeu as matrículas e coloca agora para o segundo semestre o início das aulas. Praticamente, já são seis meses perdidos”, critica.
Só no ano passado, o programa teria sido responsável por formar ou educar cerca de 20 mil jovens só em Pernambuco. “Não vejo uma atitude só por parte do governo em diminuir os cargos comissionados, em cortar ministérios, em diminuir o custeio, em cortar os custos com a própria política e com o PT. É vergonha para o Brasil isso o que acontece”, dispara.