PSDB – PE

“De forma democrática, o eleitor de todo o país disse não à tese do golpe”, resumiu Bruno Araújo sobre a derrota do PT nas urnas

020616 min coletiva foto bruno peres 35O desempenho dos candidatos do PSDB nas urnas das eleições municipais deste ano pode fazer do partido o líder das legendas com o maior número de votos no país. Somente no primeiro turno, que se encerrou no domingo (2), o PSDB já detém 26,8 milhões de eleitores das cidades que serão governadas pela sigla a partir de janeiro do próximo ano.

Esse eleitorado deve ser ainda maior com o fechamento das urnas do segundo turno no próximo dia 30. O PSDB ainda está na disputa em 19 cidades, sendo 8 capitais: Belo Horizonte, Belém, Campo Grande, Cuiabá, Maceió, Manaus, Porto Alegre e Porto Velho.

Se o PSDB mostrou seu melhor desempenho desde 2004, o Partido dos Trabalhadores por outro lado sofreu sua maior derrocada eleitoral, inclusive no Nordeste, região que tradicionalmente figurou como reduto eleitoral da legenda. Em seis dos nove estados nordestinos, o partido reduziu o número de prefeituras, inclusive em Pernambuco, terra do ex-presidente Lula. Nas capitais nordestinas, o PT foi derrotado em quatro e somente no Recife disputa o segundo turno.

Para o ministro da Cidades, deputado licenciado Bruno Araújo (PSDB-PE), as urnas não negaram apenas o PT, rejeitaram também a tese de golpe que o partido tentou imprimir no processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. “De forma democrática, o eleitor de todo o país disse não à tese do golpe”, resumiu.

antonio-moraesEm Pernambuco, o partido elegeu 12 prefeitos. O resultado foi abaixo do estimado pelo presidente do PSDB-PE, deputado estadual Antônio Moraes. Mas o dirigente destaca o fortalecimento da legenda com a conquista de cidades importantes como Timbaúba, Gravatá, Ouricuri, Santa Cruz do Capibaribe, além da disputa em segundo turno num dos quatro maiores colégios eleitorais do Estado: Caruaru.

Moraes acredita que a tendência é de o PSDB-PE se fortalecer para as próximas eleições pela eficiência de gestão que a legenda tem provado no comando do Ministério das Cidades, cujo titular é o deputado Bruno Araújo. Desde que assumiu a pasta, o tucano tem implementado ações por todo o país, principalmente na autorização de novas unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida.

“Com a perda de Sérgio Guerra, o partido passou por um período de dificuldades. Ainda assim, nesta eleição, fizemos cidades importantes como Timbaúba, Gravatá, Ouricuri e Santa Cruz, além de Caruaru, onde ainda estamos concorrendo. Creio que a presença de Bruno no Ministério vai nos ajudar a avançar mais”, avaliou.

Ver mais