No próximo dia 30, com a realização do segundo turno das eleições municipais, o novo mapa político do país ficará completo. Será nesta ocasião em que parte dos eleitores retornará às urnas para decidir quem administrará e legislará em seus respectivos municípios pelos próximos quatro anos. Decisão de extrema importância, pois, politicamente, nada muda mais a vida das pessoas do que as prefeituras.
Com efeito, a eleição de vereadores e prefeitos é de enorme relevância para dia a dia de cada um, fazendo com que as questões nacionais deem lugar aos assuntos locais como, por exemplo, a qualidade dos postos de saúde, creches, áreas verdes, pavimentos e tantos outros serviços públicos de impacto imediato na de vida de cada um.
E, nesse sentido, impossível não recordarmos a lição do nosso saudoso Governador André Franco Montoro ao frisar que “ninguém vive na federação, ou no estado: as pessoas vivem é nos municípios”. Nada mais verdadeiro.
Diante disso, o PSDB, partido que tenho orgulho de ser filiado, tem procurado permanecer sempre próximo ao pulsar das ruas, ouvindo os justos anseios da população. E o resultado disso merece destaque: no primeiro turno das eleições municipais desse ano, o jeito tucano de governar foi escolhido pela população em 793 cidades, 92 a mais que há quatro anos. Já em número de votos, o PSDB cresceu 27%: de 12,9 milhões em 2012 para 17,6 milhões agora.
No Estado de São Paulo, foram 164 prefeitos e 946 vereadores tucanos eleitos, consagrando-se como o partido que mais recebeu votos para prefeito e para vereador.
Os números sinalizam também que o eleitor aprovou a condução firme do partido na oposição ao governo federal do PT nos últimos anos e, muitas vezes, localmente. O PSDB não só consolidou suas bases onde já tem presença expressiva, mas também disseminou sucessos por todo o Brasil.
Especificamente na cidade de São Paulo, maior cidade do país, onde fui eleito vice-prefeito ao lado de João Doria no primeiro turno, com 53% dos votos válidos, o povo passou um recado claro de que anseia por mudanças, de que aposta em um futuro melhor e mais promissor.
Mas muito mais difícil do que ser oposição, é a tarefa de administrar boa parte dos municípios do país, desafio que as urnas reservaram ao PSDB. Portanto, a população que irá às urnas neste domingo, em São Bernardo do Campo, Santo André ou em Ribeirão Preto, por exemplo, certamente também levará em conta algumas das principais características dos nossos candidatos: a seriedade e a vocação ao trabalho dedicado a melhorar a vida das pessoas. Voo alto, tucanos!
*Bruno Covas é deputado federal, secretário-geral do PSDB de São Paulo e vice-prefeito eleito na capital