
Pernambuco – A paralização temporária do hospital Veterinário da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) foi levado ao plenário da Casa nesta terça-feira (7) pela deputada estadual Terezinha Nunes (PSDB). Como presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, a parlamentar está preocupada com a situação do HV que há 15 dias está sem prestar nenhum atendimento, deixando os estudantes e toda a população que depende do hospital prejudicados.
Para ela o que causa inquietude é o motivo alegado para o problema de que está faltando materiais básicos como luvas seringas, esparadrapos, anestésicos, algodão e soro. Por causa disso, as internações também foram suspensas e cerca de 900 procedimentos deixaram de ser feitos nesse período e ainda não há previsão de quando vão voltar a ser oferecidos.
Por ser um hospital-escola, cerca de 250 alunos do curso de medicina veterinária estão impossibilitados de realizar aulas práticas, estágios e residências, e só devem recomeçar quando o atendimento for normalizado. Os futuros profissionais perdem uma parte importante da formação acadêmica, que é acompanhar o dia a dia da atividade em um hospital, deixando-os mais próximos da realidade.
Quem mais sofre com isso são os animais de estimação da população mais carente. “Como não existe outro hospital público que preste serviço gratuito aos animais, quem não tem condições de levar o seu para uma clínica particular, fica numa situação desesperadora vendo seu animal sofrer”, alerta a deputada.
Mas os problemas vão além da falta de materiais. Alguns equipamentos estão parados, dificultando o serviço de atendimento. Dos dois aparelhos de raio-x, só um está funcionando e ainda assim não é o ideal.
* Da Assessoria de Comunicação da deputada Terezinha Nunes.