Pernambuco – Nos últimos meses, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ganhou destaque nas páginas dos jornais por conta de problemas em sua infraestrutura que têm afetado o cotidiano da comunidade acadêmica. Como presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática da Assembleia Legislativa, a deputada Terezinha Nunes (PSDB) convidou o reitor da instituição, professor Anísio Brasileiro, para audiência pública que será realizada nesta terça-feira (17). O objetivo é debater com professores, funcionários e alunos os problemas enfrentados, acordando melhorias para a instituição.
Em junho, vários anos de pesquisa foram perdidos em decorrência de uma queda de energia na UFPE, quando o único gerador do departamento de Nutrição quebrou, aumentando a temperatura do freezer: de -80°, passou a registrar +16°. Vários materiais de pesquisa armazenados se deterioraram. O equipamento quebrado, avaliado em R$ 80 mil, pertencia a um grupo de pesquisa do departamento. Na ocasião, professores e estudantes denunciaram que o problema de queda de energia é rotineiro na universidade.
No ano passado, a situação do Hospital das Clínicas (HC) também preocupou a sociedade, sendo alvo de constantes matérias na imprensa. Cinco dos oito elevadores do HC apresentavam defeito, obrigando pacientes e funcionários a subirem até 11 andares de escada para se realizarem consultas e exames. A situação só foi resolvida com a intervenção da 3ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco, que obrigou o conserto das instalações.
Alunos da Faculdade de Direito do Recife – uma das mais antigas do Brasil – têm reivindicado melhorias no prédio histórico, bem como a execução do Projeto do Núcleo de Conciliação, Mediação e Arbitragem. De acordo com os estudantes, o projeto é uma promessa que está estagnada há mais de 10 anos.
Esses e outros problemas já foram levados ao plenário da Assembleia pela deputada, que agora convoca a sociedade para o debate em prol de melhorias para a UFPE. Terezinha Nunes já chegou a realizar visitas à universidade para ouvir reitor e pró-reitores sobre a situação e cobrar mudança.
Serviço:
Manutenção da UFPE
17 de setembro de 2013, terça-feira, às 9h
Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática
Auditório, 6º andar (anexo II)
* Com informações da assessoria da deputada Terezinha Nunes