PSDB – PE

Deputadas tucanas defendem renovação do PSDB

Como mediadora do painel “Repensando o PSDB” no seminário “Os desafios do novo quadro político”, a presidente nacional do PSDB-Mulher, Yeda Crusius (RS), convidou a deputada estadual Ana Cunha (PA) e as deputadas federais Edna Henrique (PB), Rose Modesto (MS) e Tereza Nelma (AL) a debaterem os rumos ideológicos do PSDB e a lembrarem os motivos que levaram a criação do partido.

Em seu quinto mandato como deputada estadual pelo estado do Pará, Ana Cunha, defendeu a renovação do partido e exaltou a importância do PSDB-Mulher na sua trajetória política. “Me apaixonei pelo PSDB-Mulher porque ele conseguiu me fazer entender que só lutando juntas nós conseguimos ‘empurrar a porta’. Eles tentam fazer com que a gente seja só bandeira e não tome à frente das coisas”, observou.

A tucana afirmou que é preciso trabalhar na reconstrução da imagem do partido investindo na aproximação com a população. “Mais do que nunca é importante estar na luta e repensar o partido. A missão agora é ir para os interiores e dizer ‘nós não morremos, nós estamos nos reinventado’. São nos momentos de maré seca e vela furada que conhecemos a verdadeira força. Isso é para mim o PSDB-Mulher”, acrescentou.

A deputada federal, Rose Modesto (MS) relatou para as tucanas os desafios enfrentados durante a campanha e como conseguiu superar as dificuldades para conseguir êxito nas urnas. Atribuiu ao apoio recebido do PSDB-Mulher como um dos fatores que lhe garantiram a maior votação do estado entre os candidatos à Câmara dos Deputados, com 120.901 votos.

Na sua opinião, só a educação será capaz de mudar a realidade da ainda baixa representatividade feminina no país. “O nosso partido sempre defendeu a Educação. A dona Marisa Serrano para mim é um exemplo dessa luta. Eu mesma sou fruto da educação, foi ela que me deu a oportunidade de sonhar”, destacou.

A deputada Edna Henrique (PB) agradeceu a oportunidade de dividir com outras mulheres sua experiência política. Ex-prefeita de Monteiro, ela está estreando na Câmara dos Deputados. Aos 60 anos, pretende usar sua experiência e sensibilidade de que é mãe, esposa e avó na elaboração de projetos que alterem a realidade de todas as mulheres do país, não só as paraibanas.

Antes de ingressar na carreira política, foi delegada por mais de 30 anos. E como prefeito foi diversas vezes premiada como uma das melhores gestoras do país. Sempre defendeu a humanização da gestão, por querer que as pessoas atendidas pelo município de Monteiro se sentissem amadas, acolhidas, bem assistidas e respeitadas.

Resultado das capacitações

O depoimento da deputada federal Tereza Nelma (AL) emocionou as tucanas presentes. Ela revelou que o único investimento na campanha dela foram os 30% do Fundo Eleitoral destinado às mulheres. A tucana também contou que participou de todos os cursos de capacitação oferecidos pelo PSDB-Mulher e que eles foram fundamentais para sua vitória nas urnas em 2018.

“Eu assisti as capacitações, nunca perdi nenhuma. Sempre conversando, estudando, e então decidi ser deputada federal. Muita gente não acreditou que eu poderia ganhar. Eu nunca tive condições financeiras, nunca tive apoio e nunca me ajudaram”, lembrou a deputada que na semana passada liderou na bancada feminina da Câmara um movimento em apoio da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro.

A deputada Alessandra Vieira (D) no encontro do PSDB Mulher nacional

As nove deputadas federais do PSDB assinaram uma carta solicitando que a Executiva Nacional do partido avocasse o processo de expulsão contra Cinthia Ribeiro, recomendado pela comissão de ética do Diretório Estadual do partido em Tocantins. Na última quarta-feira, o pedido de expulsão contra a única prefeita de capital do partido foi arquivado.

O seminário, o primeiro de capacitação voltado para as nove deputadas federais e 16 deputados estaduais eleitas no ano passado pelo PSDB, é o resultado de uma parceria de quase uma década entre o PSDB-Mulher, a fundação alemã Konrad Adenauer (KAS) e o Instituto Teotônio Vilela (ITV).

Durante a campanha do ano passado, essa parceria garantiu a realização de pelo menos cinco cursos que capacitaram 450 candidatas do PSDB das cinco regiões do país. A iniciativa vem sendo apontada como uma das razões para o sucesso das tucanas nas eleições de 2018. A bancada feminina federal cresceu 60% em relação a 2014 e a estadual 30%, enquanto o número de homens diminuiu.

*Do PSDB Mulher (com edições)

Ver mais