Recife (PE) – O deputado estadual Betinho Gomes (PSDB-PE) conseguiu o apoio dos demais colegas ao pedido de urgência na tramitação dos projetos de lei n.º 1985/2014 e n.º 1986/2014, ambos de sua autoria.
As matérias versam, respectivamente, sobre a criação e implantação do Programa “Paz nos Estádios” e sobre a punição de instituições esportivas que se omitam à coibição de atos ilícitos praticados por seus torcedores.
Os requerimentos de urgência têm um prazo de até cinco reuniões ordinárias do plenário para serem votadas.
Do contrário, entram automaticamente na ordem do dia da sessão legislativa seguinte.
– Vamos articular para que a Mesa Diretora já coloque os requerimentos em votação na próxima semana”, informou o deputado Betinho Gomes.
‘Case PE’ – A atuação nos estádios pernambucanos das torcidas organizadas ganhou o noticiário internacional após a morte de um torcedor, na última sexta-feira (2), atingido por um vaso sanitário lançado por um integrante da torcida adversária.
O fato, que não é isolado, reforça um quadro de extrema preocupação, tanto que Pernambuco foi eleito para liderar uma ação nacional de combate às torcidas organizadas.
Clubes de todo o país estão sendo convocados a assinar um termo de conduta de suas torcidas. Por ele, comprometem-se a penalizar as torcidas por ações violentas nos estádios.