Brasília – Os deputados estaduais Daniel Coelho (PSDB), Betinho Gomes (PSDB – PE) e Severino Ramos (PMN), integrantes da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, realizaram, na manhã desta quinta-feira, uma visita-surpresa ao Hospital Oswaldo Cruz, com o intuito de verificar in loco a situação da instituição, que vem passando por uma séria crise financeira.
Recepcionados pelo diretor da instituição, o médico Railton Bezerra de Melo, os parlamentares puderam observar as dificuldades do hospital, que sofre com a carência de pessoal e de recursos para cumprir suas atividades médicas e de ensino – já que trata-se de um hospital-escola ligado à Universidade de Pernambuco (UPE).
Ao longo da visita, Daniel, Betinho e Ramos conversaram com diversos funcionários, que relataram as dificuldades de recursos existentes para manutenção de equipamentos, aquisição de materiais cirúrgicos, entre outras deficiências. A principal reclamação tem sido com a maneira desigual com que supostamente o governo do Estado trata o Hospital Oswaldo Cruz – ligado à Secretaria de Ciência e Tecnologia – em relação aos demais hospitais estaduais – vinculados à Secretaria de Saúde.
“Pedimos informação sobre a receita do hospital e, de posse desses dados, vamos apresentar nossa visão dessa crise que foi dita não por nós, mas pelos próprios funcionários da instituição. Cerca de 20% dos recursos que eles recebem estão sendo utilizados aqui para o pagamento de terceirizados. E nos outros hospitais é o governo quem paga os terceirizados. Só aí já começa a se explicar um pouco onde está o problema”, afirmou Daniel Coelho, após a visita.
“A gente percebeu claramente que o papel institucional do Oswaldo Cruz é diferenciado dos outros hospitais. Além de prestar atendimento à população, aqui o principal é a formação de profissionais médicos, enfermeiros e outros. E esse papel está sendo sacrificado por conta da falta de recursos. A nossa preocupação agora é que o governo entenda esse papel, que ele possa garantir um tratamento diferenciado, sim”, enfatizou Betinho Gomes.
Na próxima semana, os parlamentares devem apresentar aos demais deputados, em sessão na Alepe, um relatório do que foi observado, afim de encontrar soluções para a crise que atinge o Oswaldo Cruz.