Os deputados do PSDB aparecem com destaque entre os melhores de 2013, de acordo com ranking feito pela revista “Veja” e divulgado neste fim de semana. Os tucanos Marcus Pestana (MG), Valdivino de Oliveira (GO), Izalci (DF), Hélio Santos (MA) e João Campos (GO) estão entre os principais colocados. O levantamento é feito desde 2011 com a colaboração do Núcleo de Estudos sobre o Congresso (Necon), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp-Uerj).
Pestana ocupa o 2º lugar na lista com nota 9,6. O tucano afirmou que o reconhecimento é motivo de estímulo para o trabalho parlamentar. “Eu fiquei muito surpreso e extremamente satisfeito com a publicação desse ranking em que eu apareço como o segundo deputado que mais trabalha pela modernização e eficiência do país. Esse reconhecimento é um motivo de estímulo para persistir porque há uma série de ideias fora do lugar e de atrasos. É preciso desafiar o óbvio, não ficar escravo da agenda corporativa e de interesses menores e ter uma visão de conjunto de modernização do país, da economia e da sociedade”, afirmou.
O parlamentar está no primeiro mandato como deputado federal. “Eu estou no meu primeiro mandato, acumulando experiências e ainda tenho uma longa trajetória no setor público. Isso recarrega as baterias, renova as esperança e dá força para que a gente continue trabalhando firme”, disse. “A ação política é a ferramenta essencial para a melhoria das condições de vida da nossa população”, completou.
Valdivino de Oliveira aparece em 6º lugar no ranking e Izalci ocupa a 8ª posição. Já Hélio Santos e João Campos ocupam o 13º lugar.
Os eixos de atuação avaliados são: carga tributária menor, mais simples e sem impostos em cascata; infraestrutura; combate à corrupção; melhor gestão de gasto público; sistema educacional universal e eficiente; marco regulatório claro e respeitado; simplificação de regras e poda da selva burocrática; governabilidade e relações trabalhistas.
Do portal do PSDB na Câmara