Deputados tucanos receberão nesta quinta-feira (8), no Unique Palace, em Brasília, o Prêmio Congresso em Foco. Estão na lista os líderes do PSDB e o da Minoria na Câmara, Bruno Araújo (PE) e Antonio Carlos Mendes Thame (SP), respectivamente, além de Carlos Sampaio (SP) e Mara Gabrilli (SP). Os congressistas integram o grupo de 50 deputados e senadores que foram escolhidos pelos jornalistas que cobrem o Parlamento como os melhores representantes da população em 2012. Ambos os líderes serão agraciados pela primeira vez.
Durante o segundo semestre, eles disputaram a preferência do público, na votação pela internet que define a colocação de cada um na lista. Independentemente dessa colocação, porém, eles já podem ser considerados os parlamentares que fizeram a diferença este ano, conforme destaca o site de política promotor do evento.
Outros nomes se juntarão a essa lista, por escolha do público, em votação na internet. De acordo com o regulamento, o público também decide a classificação final dos premiados, definindo assim o prêmio que caberá a cada um. Há troféus para os primeiros colocados e certificados para os homenageados. O mistério, porém, só será desfeito na festa de premiação, quando será divulgada a ordem final de classificação e os nomes incluídos na votação feita pela internet nesta sétima edição.
Participaram da primeira fase de votação 186 jornalistas que acompanham as atividades do Congresso. Os nomes dos indicados foram submetidos à votação na internet entre os dias 13 de agosto e 15 de outubro. Ao votar, o internauta podia incluir um nome à lista, em cada uma das 11 categorias – além de melhor deputado e senador, há outras nove categorias especiais. Em cada uma das categorias, o nome mais votado pela internet se somará à relação dos premiados. O deputado Marcus Pestana (MG) é um indicados como um dos mais atuantes em defesa da saúde.
Confira abaixo os perfis dos tucanos citados feitos pelo site especializado em política:
Bruno Araújo (PE): Nasceu em Recife, tem 40 anos e está em seu segundo mandato na Câmara. Advogado formado pela Faculdade de Direito de Recife (UFPE) e doutorando em Ciências Jurídicas, foi deputado estadual antes de chegar à Câmara, em 2007. Na Assembleia Legislativa, atuou como líder do governo Jarbas Vasconcelos (PMDB). Como deputado federal, foi relator-geral de receita da proposta orçamentária de 2011 e presidiu a Comissão de Ciência e Tecnologia. É líder do PSDB na Câmara. Contemplado com o Prêmio Congresso em Foco pela primeira vez.
Antônio Carlos Mendes Thame (SP): Natural de Piracicaba (SP), tem 66 anos e está no sexto mandato na Câmara. Formado em Agronomia e Direito, é professor universitário licenciado. Comandou a prefeitura de Piracicaba entre 1993 e 1996 e foi secretário estadual de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras de São Paulo. É autor do projeto que resultou na Lei Complementar 128/08, que criou a figura do Microempreendedor Individual (MEI). Entre 2005 e 2006, presidiu a CPI da Biopirataria. Contemplado pela primeira vez com o Prêmio Congresso em Foco.
Carlos Sampaio (SP): Nascido em Campinas (SP), tem 49 anos e está no terceiro mandato na Câmara. Promotor de Justiça, licenciou-se do Ministério Público Estadual para ingressar na política em 1992. Foi vereador em sua cidade natal e deputado estadual. Como relator no Conselho de Ética, recomendou a cassação de dois deputados por quebra de decoro parlamentar: Pedro Corrêa (PP-PE), em 2005, e Jaqueline Roriz (PMN-DF), em 2011. A deputada acabou absolvida pelo plenário. É titular da CPI do Cachoeira. Está entre os parlamentares premiados pelo segundo ano consecutivo.
Mara Gabrilli (SP): Paulistana, 45 anos, está no primeiro mandato na Câmara. É publicitária e psicóloga. Foi vereadora e a primeira secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo. É tetraplégica desde 1994, vítima de um acidente automobilístico. Três anos depois, fundou um instituto voltado para pessoas com deficiência que apóia atletas e fomenta pesquisas científicas e projetos culturais. É uma das coordenadoras da Frente Parlamentar Mista de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência no Congresso. Indicada pelos jornalistas entre os melhores parlamentares pelo segundo ano.
Categorias especiais
Marcus Pestana (MG): mineiro de Juiz de Fora, 52 anos, está no primeiro mandato da Câmara. É economista. Foi vereador em sua cidade natal, deputado estadual, secretário estadual de Planejamento, chefe de gabinete do Ministério das Comunicações e secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente. Comandou a Secretaria Estadual da Saúde de Minas entre 2003 e 2010 e presidiu o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) entre 2005 e 2006. É vice-presidente da Frente Parlamentar da Saúde. Escolhidos pelos jornalistas como um dos mais atuantes na defesa da Saúde.