PSDB – PE

Deputados lamentam cenário de endividamento das famílias e inadimplência na conta de luz

Os deputados Betinho Gomes (PE) e Caio Narcio (MG) lamentaram, nesta segunda-feira (20), a situação de milhares de brasileiros que não estão conseguindo arcar com suas dívidas devido ao tarifaço e à alta de preços promovidos pelo governo Dilma.

O aumento da conta de luz é o principal exemplo do endividamento das famílias. Com os reajustes do primeiro semestre, a inadimplência no setor triplicou. O calote nas faturas passou de 6% para 17,35%, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Como mostra reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo”, de acordo com dados do SPC Brasil, a falta de pagamento de contas de luz já respondia por 6,47% das dívidas dos brasileiros no mês passado. Essa é a maior participação do setor no total de calotes desde janeiro de 2010, quando os dados começaram a ser coletados. Na época, o atraso na conta de luz representavam apenas 2,53% da inadimplência no país.

“Esse é o símbolo maior da fraude que se tornou a candidatura de Dilma Rousseff e seu governo”, apontou Betinho, ao lembrar que, antes de ser reeleita, a presidente anunciou redução de 18% nas tarifas de energia. “Passada a eleição, o que a gente viu foi um verdadeiro pesadelo acontecer na vida dos brasileiros.  Pipocaram os preços porque era insustentável a legislação estabelecida para conseguir a redução no passado”, lembrou o tucano.

Além de tudo, a inflação em alta provoca mais sofrimento aos cidadãos.  “É uma cadeia, pois aumenta a tarifa, aumenta a inflação, o custo das empresas, o desemprego e diminui a renda. A economia esfria e o prejuízo é todo do cidadão, de quem confiou ou não na presidente. É um círculo vicioso em que o trabalhador é o maior prejudicado.”

Cerca de 72% dos atrasos nas faturas se referem a contas de luz vencidas há mais de 90 dias, prazo após o qual as companhias de eletricidade cortam o fornecimento e o consumidor passa a ficar com o CPF negativado. Além dos transtornos financeiros, cresceram os furtos de energia, os chamados “gatos”, o que gera ainda mais problemas à economia nacional.

Na avaliação de Caio Narcio, o quadro é crítico e foi gerado pela falta de planejamento e do oportunismo da gestão petista. “É óbvio que ninguém vai conseguir pagar as contas com reajustes desse tamanho sem um mínimo de programação. Em alguns casos as contas foram reajustadas em 100% do valor. A conta de R$ 100 passa a ser de R$ 200 e fica realmente fora do orçamento das famílias”, completou.

Caio ressalta que as trapalhadas de Dilma, mais uma vez, geram uma série de prejuízos para a sociedade. “Vai gerar desemprego, inadimplência, não pagamento das empresas e desaceleração do crescimento nacional”, lamentou.

* Do PSDB na Câmara

Ver mais