Pesquisa realizada junto a empresários pernambucanos pelo Instituto Fecomércio-PE, em parceria com o Sebrae, na Região Metropolitana do Recife, em Caruaru e Serra Talhada, revela uma retração de 4% nas vendas no período de festas juninas que tradicionalmente aquecem a economia de Pernambuco.
Dentre os entrevistados, 39,8% acreditam que o volume de vendas deverá se repetir em relação ao ano passado, enquanto 37,1% deles acreditam que a proporção será menor.
O desemprego é apontado por 60,8% do empresariado como o principal fator de desestímulo para o consumo. Além do desemprego, a inflação (39%) é indicada como fator prejudicial para as vendas. A pesquisa está publicada na edição desta quinta-feira (16) no Jornal do Commercio.
A pesquisa revela que os empresários de Caruaru – principal polo das festas juninas em Pernambuco – são os menos confiantes: 35,3% acreditam que as vendas serão menores que em 2015. Mas o pessimismo se estende também ao município de Serra Talhada (36%) e à Região Metropolitana do Recife (35,9%).