PSDB – PE

Desemprego em regiões metropolitanas chega a 7,6% em janeiro, diz IBGE

economia-trabalho-desemprego-carteira-20130527-63-originalBrasília (DF) – A deterioração da economia brasileira fica cada dia mais clara à medida que avançam os índices de desemprego. Segundo o IBGE, a taxa nas seis principais regiões metropolitanas do país avançou para 7,6% em janeiro. Em dezembro do ano passado, o índice verificado foi de 6,9%. Essa é maior taxa para o mês de janeiro desde 2009, quando o índice chegou a 8,2%.

De acordo com reportagem publicada nesta quinta-feira (25/02) pelo jornal Folha de S. Paulo, em comparação com janeiro de 2015, quando a taxa ficou em 5,3%, o desemprego no primeiro mês deste ano cresceu 2,3 pontos percentuais.

Já o número de pessoas empregadas em dezembro do ano passado teve queda de 1%, o equivalente a 230 mil pessoas a menos. Em comparação ao mesmo período do ano anterior, a queda foi de 2,7%.

Com o aumento da desocupação, o mercado é pressionado pela elevação no número de pessoas procurando emprego sem encontrar. O índice de pessoas desempregadas cresceu 8,4% frente a dezembro, o que corresponde a 146 mil pessoas a mais. Em um ano, o aumento foi de 42,7%.

Um dos maiores motivos para o aumento da procura por emprego é a queda na renda dos brasileiros e a alta do custo de vida. Por conta da crise econômica conduzida pela gestão Dilma, mais pessoas saem em busca de empregos para complementar o orçamento familiar. A recessão também tem afetado o rendimento real dos trabalhadores. A queda em janeiro foi de 1,3% nas seis regiões metropolitanas, em comparação a dezembro de 2015, e de 7,4% frente ao mesmo mês do ano passado.

Ver mais