PSDB – PE

Dilma Rousseff cede ao PT e retoma controle da imprensa

Foto:  Roberto Stuckert Filho / Divulgação
Foto: Roberto Stuckert Filho / Divulgação

De Brasília (DF) – A exemplo do que defende o PT, a presidente Dilma Rousseff retomou, de forma intensa, a busca pelo controle de conteúdo da imprensa.

A ideia é que, se reeleita, por em prática a proposta de regulação econômica da mídia.

As informações estão na Folha de S. Paulo na sua edição desta quarta-feira (28).

Ao longo do governo, Dilma arquivou momentaneamente a proposta de regulação elaborada durante o governo Lula, sugerida pelo ex-ministro Franklin Martins (Comunicação Social), que tratava de normatizar o setor de radiodifusão.

Na época, Martins defendeu também a criação de um Conselho de Comunicação para regular o conteúdo de rádios e TV.

Segundo assessores, Dilma vai apoiar um projeto que regulamente e trate dos artigos 220 e 221 da Constituição.

Esses artigos determinam que os meios de comunicação não podem ser objeto de monopólio ou oligopólio e que a produção e a programação de rádios e TVs devem atender os princípios de produção regional e independente.

Trata ainda da definição de como deve ser a publicidade.

Há dois dias, a Executiva do PT decidiu incluir a regulação dos meios de comunicação no programa do partido para a campanha presidencial.

Na reunião, estava presente o comando da campanha pela reeleição –além de Dilma, o ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil), o presidente do PT, Rui Falcão, e o ex-ministro Franklin Martins.

Mudança de discurso – Em julho de 2010, quando tentatava o primeiro mandato, a então candidata Dilma defendeu em entrevista que o único controle que deve haver sobre a imprensa é o “controle remoto”. 

Ver mais