Destituída do cargo de presidente da República no ano passado, pelo Congresso Nacional, a petista Dilma Rousseff afirmou em entrevista à agência France Presse que não descarta se candidatar a um cargo de senadora ou deputada federal nas eleições de 2018. Apesar do impeachment, Dilma não perdeu os direitos políticos para ocupar funções públicas, e pode, portanto, ser candidata a cargos eletivos.
Na avaliação do deputado federal Betinho Gomes (PSDB-PE), o Senado falhou ao deixar a ex-presidente com os direitos políticos.
“De fato o Senado cometeu o equívoco de não retirar os direitos políticos da ex-presidente. Mas isso demonstra um outro aspecto: cai por terra definitivamente essa possibilidade de discurso que a Dilma faz que é a tese do golpe. Se há um golpe como ela diz, não significaria, portanto, ela buscar apoio popular já que na avaliação dela houve um golpe parlamentar”, destacou o tucano.
Para Betinho Gomes, a petista não tem condições de assumir algum cargo público após tantos desmandos de seu governo.
“Ela tem o direito de fazer isso já que não perdeu os direitos políticos. O que lhe falta, provavelmente, é autoridade política para fazer crítica ao processo democrático brasileiro. Aí o eleitor agora vai julgar se ela merece ou não um cargo eletivo já que, primeiro, ela colocou o país nessa condição econômica desastrosa e depois tem feito todos os movimentos possíveis para denegrir a democracia brasileira”, declarou o parlamentar.
*Do PSDB Nacional