
Com o discurso abaixo o Deputado Carlos Santana se despediu hoje (quinta, dia 20) da Assembleia Legislativa de Pernambuco para assumir o cargo de prefeito de Ipojuca:
Senhor Presidente,
Senhores deputados,
Senhoras deputadas,
Ocupo a tribuna nesta quinta-feira, para fazer o meu último pronunciamento, no plenário desta Casa, como parlamentar, nesse período legislativo,para apresentar as minhas despedidas e agradecer o apoio que recebi dos senhores.
Agradecer também aos funcionários da Casa, a imprensa da Casa e à imprensa externa que sempre cobriu com muita celeridade o dia a dia da Casa Joaquim Nabuco.
Senhor Presidente, nobres colegas, recordo-me o dia em que cheguei a Casa de Joaquim Nabuco, em 1º de Fevereiro de 2007, trazendo na bagagem a experiência de três mandatos como chefe do Executivo Municipal de Ipojuca.
Quanto ao Legislativo, a experiênciase resumia a expectativas para o novo mandato. E aos poucos fui aprendendo com os que, aqui, já estavam a tarefa de legislar e com isso pude fazer mais pelo meu município e fazer mais pelo meu Estado.
Em 2010, fui candidato à reeleição e saí vitorioso com o mandato renovado, e mais uma vez tive a honra de voltar a conviver na Casa de Joaquim Nabuco. Foi uma convivência pacífica, com respeito mútuo entre parlamentares e funcionários.
Este ano, convocado mais uma vez pelo povo do meu município,pelo meu partido e cumprindo uma missão do governador Eduardo Campos, aceitei o desafio em disputar a eleição municipal de Ipojuca e vencemos o pleito, motivo pelo qual deixarei esta Casa para cuidar do meu município.
Lá, faremos uma gestão séria, transparente, participativa, voltada para atender bem ao cidadão e aos novos desafios que Ipojuca impõe aos novos governantes face ao seu atual momento econômico.
Peço desculpas aos colegas pelas divergências partidárias, que são naturais em qualquer processo político, mas parece-me que elas não existiram, e se aconteceram passaram despercebidas, tal foi o grau de amizade desenvolvido, nesses dois mandatos.
Senhor Presidente, nobres colegas, gostaria de ter tido tempo para fazer uma despedida mais solene como o momento exige, mas confesso aos senhores que desde a minha vitória consagrada nas urnas, em outubro passado, que o tempo para mim tem sido exíguo, diante do novo compromisso que assumirei, a partir de 1º de janeiro.
Mais uma vez peço desculpas se incorro em falhas, em não dispor sequer de um espaço na agenda para um encontro mais informal.
Senhor Presidente, senhores parlamentares quero agradecer a acolhida aos meus projetos, as minhas indicações, requerimentos apresentados, aos tantos apartes dos colegas que recebi nos meus pronunciamentos e afirmar sobre a minha satisfação em ter feito parte da Casa de Joaquim Nabuco, motivo de honra para qualquer cidadão pernambucano.
Tenho orgulho em ter participado desse colegiado. Aqui, aprendi muito com vocês, e, sem sombra de dúvida, saio desta Casa, com mais bagagem para fazer mais pelo meu município, pelo meu Estado e pelo meu País.
Senhor Presidente, caros parlamentares, deixo esta Casa, a partir de 31 de dezembro, com a consciência do dever cumprido e a sensação de ter feito, aqui, grandes amigos.
Na condição de novo administrador do município de Ipojuca coloco-me à disposição para qualquer convocação dos senhores no sentido de contribuir com o meu Estado e fortalecer o legislativo pernambucano.
A todos meu muito obrigado.
Tenho Dito,
Senhor Presidente.