PSDB – PE

É criminoso manter um sistema que não produz o aprendizado adequado, diz Betinho Gomes em resposta aos dados do Enem

30136316305_f60040ddcd_zOs resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – o exame de seleção para ingresso na maior parte das faculdades brasileiras – divulgados nesta terça-feira (04), expressaram a péssima situação do ensino médio no país. Os dados indicaram que 91% das escolas públicas do país ficaram com desempenho abaixo da média. Entre as particulares o percentual foi de 71%. Na reportagem publicada nesta quarta (05) no jornal Folha de S. Paulo você ler os dados completos dos resultados publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.

O deputado federal Betinho Gomes (PSDB-PE) chamou a atenção do Congresso Nacional para os resultados preocupantes do Enem. Para o tucano, trata-se de um cenário “escandaloso” e que obriga o Parlamento a estabelecer urgência na discussão do projeto de reforma do ensino médio.

“É evidente que é um tema acalorado, que vai exigir profundo debate, mas não podemos deixar de avançar com rapidez nessa discussão. O resultado do Enem mostrou aquilo que todos já sabíamos: o fracasso da educação brasileira, as dificuldades que temos para garantir educação de qualidade, sobretudo na rede pública. É criminoso permitir que esse sistema educacional continue nesse formato, produzindo uma geração de jovens que não conseguem ter o aprendizado adequado. O parlamento precisa acelerar esse debate, com os cuidados e a cautela necessários, mas não podemos fugir dessa discussão que é urgente ao país”.

Ver mais