Para pressionar a bancada aliada a fechar com a candidatura de Arlindo Chinaglia (PT-SP) para a presidência da Câmara dos Deputados, o PT elaborou uma planilha com o mapa dos cargos do governo que são ocupados por indicação de deputados para iniciar o ‘toma lá, dá cá’ segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo desta sexta (30).
Os principais alvos são deputados da base aliada do governo Dilma Rousseff simpáticos à candidatura de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), principal adversário de Chinaglia.
A FSP teve acesso a planilha e revela que há uma atuação direta de ministros como Pepe Vargas (Relações Institucionais) e Miguel Rossetto (Secretaria-Geral). A lista seria atualizada em tempo real pelos coordenadores da campanha de Chinaglia com o balanço das tarefas cumpridas pelos ministros ou missões atribuídas a cada um.
O PT também teria listado deputados que indicaram nomes para cargos no governo federal. Mauro Mariani (PMDB-SC), cuja intenção de voto consta como “indefinida”, aparece ao lado da anotação “tem cargo no governo”.
* Íntegra na Folha de S. Paulo desta sexta (30)