José Aníbal Peres de Pontes (*)Brasília, 22 de Janeiro de 2002.
Como é de seu conhecimento, realizamos um grande ato de lançamento de José Serra como pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB. A solenidade, que ocorreu no Espaço Cultural da Câmara dos Deputados no dia 17 último, foi memorável, pois representou uma demonstração de unidade partidária. Como registramos na ocasião, é em situações como essa que nosso Partido demonstra ser uma agremiação que se distingue no panorama político nacional fiel aos princípios e ideais que lhe deram origem.
Serra, um dos fundadores de nosso Partido, tem uma trajetória política e administrativa que o credencia como excelente candidato. É um autêntico social-democrata, comprometido com a defesa das liberdades fundamentais, com o desenvolvimento sustentado e com a redução das desigualdades. Sua candidatura é para valer e para vencer.
A ele como candidato e a nós como membros do PSDB caberá mergulhar na campanha que se inicia, mostrando à população que foi o sucesso das reformas empreendidas durante o Governo Fernando Henrique Cardoso que permitirá ao seu sucessor avançar em direção a um Brasil mais próspero e justo. Na campanha, não estaremos trabalhando por um candidato, mas por um projeto de País que vem mudando o Brasil para melhor e que precisa avançar no sentido dos ideais de democracia e desenvolvimento.
Companheiros, está chegando a hora de demonstrarmos nossas convicções e nossa capacidade de mobilização. É hora de trabalharmos com entusiasmo para eleger José Serra sucessor de Fernando Henrique Cardoso.
O ato de lançamento da pré-candidatura foi, como disse, uma demonstração de unidade partidária. Um registro especial precisa ser feito: trata-se da generosidade política e da grandeza pessoal demonstradas pelos companheiros que abriram mão de suas pré-candidaturas em nome da coesão partidária. É o caso de grandes tucanos como Tasso Jereissati, Dante de Oliveira e Paulo Renato Souza. Eles agiram na melhor tradição de líderes que nos honraram como Franco Montoro e Mário Covas. A eles, o nosso reconhecimento.
Com esta mensagem, a Comissão Executiva Nacional convoca o prezado companheiro a se engajar na campanha: Vamos mostrar que o PSDB é o único partido que tem uma proposta viável para tornar o Brasil um País melhor para todos.
Saudações Tucanas!
(*) Deputado Federal por São Paulo. Presidente nacional do PSDB