Recife (PE) – O deputado federal Marcus Pestana (PSDB-MG) concedeu entrevista nesta terça-feira (1º) à Rádio Folha de Pernambuco. Sobre o orçamento com déficit bilionário enviado pela presidente Dilma Rousseff (PT) ao Congresso Nacional, o tucano entende se tratar de “mais uma peça de um governo que terminou antes de começar”.
“Produziram tal desorganização das finanças públicas, através das pedaladas orçamentárias, da matemática criativa, da maquiagem das contas públicas para ganhar a eleição, que comprometeram a estabilidade e o crescimento da economia”, reforçou.
O mais grave não é nem reconhecer o déficit das contas públicas, na avaliação do tucano. Mas o governo Dilma não apontar caminhos, demonstrando claramente se tratar de um governo sem rumo.
“O vice-presidente Michel Temer deixou claro que não há uma estratégia, não há rumo. E quando um vice-presidente reconhece isso, de público, é porque a situação é muito grave. O governo não conseguiu coordenar suas ações de governo e por isso não oferece perspectiva ao país. Só fala em aumentar impostos transferindo a conta para a população”.
Na avaliação de Pestana, o Congresso Nacional não tem a responsabilidade de delimitar despesas, tampouco equacionar os problemas das receitas criados pelo governo Dilma. “Isso é uma tarefa da presidente da República. O governo que não tente lavar as mãos. Quem pariu Mateus que o embale”.