O projeto de lei relatado pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que estabelece novas regras para nomeação de diretores e conselheiros de estatais, não deve sofrer vetos do presidente em exercício, Michel Temer, segundo revelou um assessor presidencial em entrevista à Folha On Line. O presidente deve sancionar o projeto ainda nesta quarta-feira (22) e enxerga na iniciativa uma das medidas necessárias para moralizar a administração pública.
Para o deputado federal Betinho Gomes (PSDB-PE), o projeto significa “um avanço que garantirá o fortalecimento das estatais e as livrará dos arranjos políticos”. “Certamente é uma medida que reduzirá o nível de corrupção que prejudicou muito as empresas do Brasil nos últimos anos”, acredita o parlamentar.
Relator do projeto, o senador Tasso Jereissati disse que nem todas as alterações promovidas pela Câmara puderam ser acolhidas porque algumas permitiam a continuidade de situações que o projeto, na sua origem, tinha o objetivo de coibir. Tasso ressalta que “o texto a ser enviado para sanção da Presidência da República é um instrumento poderoso de modernização das nossas estatais, garantindo que exerçam seu papel fundamental no desenvolvimento do Brasil”.