PSDB – PE

Economia dá sinais de recuperação pós-Dilma: em outubro, brasileiros inadimplentes apresentam a menor alta desde 2011

shutterstock_110233988A economia segue demonstrando sinais de recuperação após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Os avanços estão não apenas nas contas públicas, mas também nas finanças das famílias brasileiras.

Um novo exemplo disso pode ser visto no número de pessoas inadimplentes no país, que em outubro teve a menor alta para o décimo mês do ano desde 2011, ano em que a série histórica foi iniciada. As informações são de matéria do jornal Metro publicada nesta segunda-feira (14).

De acordo com dados do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o avanço da inadimplência dos brasileiros no mês passado foi de apenas 0,21%, na comparação com o mesmo período do ano passado. No confronto com os dados de setembro, o resultado é ainda mais animador: um recuo de 0,6% no número de brasileiros com as contas atrasadas.

Apesar dos números positivos recentes, o quadro geral, causado pela recessão econômica que ainda assola o país, segue preocupante. No somatório dos últimos 12 meses, 1,1 milhão de pessoas deixaram de pagar contas e passaram a integrar a lista de inadimplentes no país. Segundo a reportagem do jornal Metro, atualmente existem 58,7 milhões de consumidores com o CPF negativado, número que equivale a 39% da quantidade de brasileiros adultos.

Ver mais