O governo brasileiro vai mudar a mentalidade dos motoristas começando pelas escolas. A educação no trânsito será incluída nas disciplinas escolares e difundida através de programas e teleconferências pela TV e pela Internet. A informação é do presidente Fernando Henrique Cardoso, ao anunciar, nesta terça, no programa Palavra do Presidente, o Projeto Rumo à Escola. O Brasil ainda perde muitas vidas em acidentes automobilísticos, apesar do rigoroso Código de Trânsito em vigor, lembrou o presidente. A seguir, a íntegra da fala do presidente.
¥No dia 4 de abril, nós vamos iniciar um longo trabalho para ensinar o cidadão brasileiro a reduzir os problemas de trânsito. Eu estou falando do Projeto Rumo à Escola. Na prática, nós vamos capacitar professores para que entrem nessa campanha. E não se trata de dar aula de direção ou de regras de trânsito.
O desafio do Projeto Rumo à Escola é usar a sala de aula para incentivar a mudança de comportamento. É aproveitar a capacidade que as crianças têm, para convencer os adultos a serem mais cuidadosos nas ruas e nas estradas. As crianças com idade entre 7 e 14 anos são ótimos agentes de transformação de costumes.
O Código de Trânsito que entrou em vigor em 1998, dedica um capítulo inteiro à educação. Mas o tema trânsito não será uma nova matéria escolar. O assunto vai entrar nas outras matérias. Na aula de ciências, por exemplo, o professor pode falar dos efeitos da poluição, provocada pelos carros que circulam nos grandes centros. Numa sala de português, a leitura de artigos de jornais e revistas pode ajudar a chamar a atenção dos alunos para a importância de se respeitar as leis de trânsito e o direito de ir e vir de cada um.
O Projeto Rumo à Escola é resultado de uma parceria do Ministério da Justiça, através do Denatran, com participação da Unesco, órgão das Nações Unidas que cuida da educação. Pois bem, numa primeira fase nós vamos capacitar professores de 225 escolas em 15 capitais, usando novos recursos pedagógicos como a tv, a Internet e a teleconferência. Os professores nem vão precisar sair de suas cidades. O primeiro cursos, como falei no início, acontece no próximo dia 4.
Eu estou avisando com antecedência porque quero que, desde já, todos os cidadãos participem deste movimento de educação para o trânsito. Apesar de nosso Código de Trânsito ser rigoroso nas penas e multas, o Brasil ainda perde muitas vidas nas estradas, ruas e avenidas de nossas cidades. Agora, com o Projeto Rumo à Escola nós temos mais uma oportunidade para valorizar a vida.¥