PSDB – PE

Ele está em empate técnico com Garotinho e Roseana, mas é o único com chance na reta final

Pesquisa do Instituto Sensus, divulgada ontem pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), confirma a disputa acirrada entre Roseana Sarney (PFL), José Serra (PSDB) e Anthony Garotinho (PSB) na corrida à Presidência, com 17,3%, 15,3% e 14,8% das intenções de voto. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua na frente, com 25,9%. Mas o cenário tem uma diferença: Serra é o único com condições de competir com Lula num eventual segundo turno.

Se a disputa em segundo turno se desse entre eles, Lula teria hoje 42,9% e Serra, 41,2% – a diferença está dentro da margem de erro da pesquisa, de três pontos. Roseana – que na consulta anterior venceria Lula na reta final por 48,6% a 36% -, agora perde, por 39,3% a 43,8%. A queda é de 9,3 pontos porcentuais. Garotinho teria o pior desempenho dos três num segundo turno contra Lula: 37,3% a 45%.

O levantamento, feito entre os dias 15 e 21, com 2 mil eleitores, incluiu o governador de Minas, Itamar Franco (PMDB). A candidatura, porém, já foi descartada pelo partido, que fechou com Serra. Itamar ficou com 5,6%, em 6.º no ranking.

Os outros possíveis concorrentes, Ciro Gomes (PPS) e Enéas (Prona), ficaram com 7% e 2% dos votos. Dos entrevistados, 12,4 disseram que estão indecisos, vão anular o voto ou votar em branco.

Melhor Influência – Outro item da pesquisa indica que a avaliação positiva do presidente Fernando Henrique Cardoso subiu, de 27,4% para 28,1%. As avaliações regular e negativa ficaram em 38,7% e 29,1%.

O presidente pode também comemorar os índices sobre sua influência na corrida presidencial. Dos entrevistados, 42,7% disseram que poderiam votar no candidato apoiado por ele – em fevereiro, eram 22,7%. Outros 8,2% votarão com certeza no candidato oficial.

A porcentagem dos que não pretendme votar no nome indicado por Fernando Henrique caiu, de 65,4% para 44,1%.

Desinteresse – Apesar da repercussão intensa no meio político, a maioria dos eleitores ainda não se importa com a eleição presidencial. Segundo o instituto, 45,5% dos brasileiros não tem nenhum interesse na sucessão. Apenas 17,9% acompanham os fatos atentamente.

Na pesquisa de voto espontâneo – na qual não é apresentada lista de candidatos ao entrevistado -, 57,6% se dizem indecisos, dispostos a anular o voto ou, ainda, a votar em branco. A disputa pelo Legislativo é ainda menos interessante do ponto de vista do eleitor: 52,9% não demonstram interesse pelo tema.

Ainda pelo levantamento do Instituto Sensus, apenas 18,2% dos entrevistados acham que a ação da Polícia Federal na empresa de Roseana, a Lunus, foi política e não deve ser apurada. Para 75,6% deles, as denúncias precisam ser investigadas.

A explicação da governadora – de que o R$ 1,34 milhão achado na Lunus era de doações para sua campanha – convenceu apenas 30% dos entrevistados. Outros 38,8% não acreditam na explicação.

Ver mais