“A eleição do senador Antonio Augusto Anastasia como relator da Comissão de Impeachment no Senado é a garantia de que teremos um relatório absolutamente qualificado. É lamentável que o PT perca tempo e gaste suas energias em um combate absolutamente sem sentido, tentando vetar um homem da qualidade do Anastasia, numa indicação que cumpre integralmente o que determina o próprio Supremo Tribunal Federal e o Regimento desta Casa. Deveria o PT preservar-se para debater na comissão, e depois no plenário, a questão central, a questão que nos traz hoje a esta comissão, que são as denúncias de crime cometidas pela presidente da República.
Não assistimos em nenhum momento a defesa de líderes do PT ou aliados do governo em relação aos crimes cometidos pela presidente da República e apontados pela Câmara dos Deputados. Devemos, portanto, tratar um assunto dessa seriedade com absoluta responsabilidade, com muita serenidade e a presença, tanto do senador Raimundo Lira, na presidência, quanto do senador Antonio Anastasia, na relatoria, é a garantia de que teremos um trabalho do mais alto nível.
Vencida essa etapa, vamos nos dedicar, agora, ao amplo direito de defesa por parte da presidente da República, aos argumentos da acusação e ao cumprimento dos prazos porque, na nossa avaliação, até o dia 12 de maio próximo, é possível que esse relatório esteja sendo votado já no plenário do Senado Federal para que o Brasil possa se dar uma nova chance. É isso que espera a sociedade brasileira: serenidade, por um lado, e celeridade, por outro. Portanto, acredito que, até 12 de maio, estaremos com esse processo já em condições de ser aprovado pela maioria que, acredito, será expressiva no plenário do Senado Federal”.