PSDB – PE

Elias Gomes defende a renovação do discurso em Jaboatão dos Guararapes

O PSDB consolidou as eleições municipais de 2012 com um saldo positivo. Conquistou 702 prefeituras nas diversas regiões do país e foi o partido que mais elegeu prefeitos em seis estados. O Portal do PSDB, na série novos prefeitos, traz entrevistas exclusivas com aqueles que lograram êxito em cidades com mais de 200 mil eleitores, abordando a trajetória percorrida até à vitória nas urnas e as ações estratégicas a serem implementadas em suas respectivas administrações, a partir de janeiro de 2013, corroborando para a continuidade da excelência das gestões tucanas.

Brasília – Um projeto de nação. Para o prefeito reeleito de Jaboatão dos Guararapes (PE), município da região metropolitana de Recife, esse foi o clamor dos brasileiros nas urnas. Com um total de 187.864 votos no primeiro turno, o que equivale a 62,93% de aprovação, o tucano Elias Gomes defende a renovação do discurso como ferramenta para oferecer uma administração diferenciada aos cidadãos jaboatonenses.

Aos 60 anos de idade, a carreira política de Elias começou cedo. Em 1976 foi eleito o vereador mais votado da história política do Cabo de Santo Agostinho, município onde nasceu, destacando-se em defesa das lutas populares e estimulando as organizações sociais. Além de prefeito do mesmo município por três mandatos, foi deputado estadual, administrador do Arquipélago de Fernando de Noronha e secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos.

A partir de 2013, o prefeito tem o desafio de dar continuidade à gestão da segunda maior cidade do estado de Pernambuco, com cerca de 650 mil habitantes segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Jaboatão fica em uma posição estratégica, situada entre o Porto de Suape, principal polo de desenvolvimento estadual, e a capital, Recife.

Recado das urnas – “O Brasil está em busca de algo diferente, algo que chamo de construção de um novo campo político, que seja baseado em um projeto de nação. Fui reeleito no primeiro turno com 62% dos votos, em um município com sete candidatos. Nossa vitória foi porque o nosso governo foi de mudanças, com um discurso de aprofundamento. Embora não seja um jovem político, entendo que é preciso nos renovarmos. Essa renovação não está na cara nova, e sim, na postura nova e a população entendeu isso.”

Mandato – “Há quatro anos, encontramos um município numa situação deplorável, inclusive, em um ambiente de grande descrença da população no poder público. Conseguimos dar um rumo e recuperar os serviços públicos, além do forte investimento na estrutura da cidade. A expectativa é consolidar um conjunto de políticas públicas em áreas que estão tendo bom resultado e continuar de forma intensa os investimentos na infraestrutura da cidade, com foco na reforma urbana e na atração de investimentos privados.”

Prioridades – “Conseguimos resultados muito bons na saúde e educação, a ponto de termos os melhores serviços nessa área no estado. Acho que agora a prioridade é a reforma urbana, com um conceito de cidade inclusiva, humana e agradável de viver, que gere oportunidades de emprego.”

PSDB nas eleições – “Tivemos um bom desempenho. Crescemos na região norte e estivemos bem presentes na região nordeste, predominantemente governistas. Tivemos uma perda, em parte natural, em São Paulo. Faz parte do processo democrático, a rotatividade no poder. No geral, foi um bom desempenho.

Ver mais