O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PSDB-PE), defende uma mobilização nacional dos prefeitos para resgate dos recursos arrecadados pela União com a repatriação. Segundo o tucano, Jaboatão é um dos municípios que se encontra com o dinheiro bloqueado.
“O princípio do repasse de recursos prevê que os valores sejam repassados no ano em que foram gerados. Esse repasse não acontecer em 2016 representa uma ação discriminatória, quebrando a isonomia, já que eles estão sendo repassados para os Estados e para os municípios não”, reagiu o gestor.
Para o prefeito, é importante fazer esses alertas aos demais chefes do executivo municipal para que eles o repassem às bancadas federais dos estados. “Temos que pressionar nossos deputados federais para que eles contatem diretamente o ministro Eliseu Padilha para mostrar os problemas dos municípios e salientar que esses recursos devem ser repassados aos atuais gestores que se encontram com dificuldades para fechar suas folhas”, reforçou Elias Gomes.
O tucano vem mantendo contato com gestores de todo país e com os presidentes da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e da Federação Nacional de Municípios (FNM). “Existem muitos servidores ameaçados de não receberem o salário ou o décimo. Vários outros municípios também estão com serviços básicos paralisados. A ausência desses recursos causa grandes danos aos trabalhadores, à economia, além de penalizar a população”, alertou.