PSDB – PE

Elias Gomes pede celeridade ao governo federal para projetos nas áreas de Educação e Saúde

Foto: Valer Andrade/PMJG
Foto: Valer Andrade/PMJG

O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PSDB-PE), encaminhou aos ministros da Educação e da Saúde – o pernambucano Mendonça Filho e o paranaense Ricardo Barros, respectivamente –  um pedido formal de celeridade na construção do campus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e da criação da Faculdade de Medicina em Jaboatão dos Guararapes. Ambos os ministros estiveram no Estado nesta segunda-feira (04/07).

O prefeito argumentou que as duas unidades de ensino trarão importante qualificação profissional para os jaboatanenses, tornando-se assim uma das ações prioritárias do Ministério da Educação no município.

“São pendências que estão no ministério. O IFPE, por exemplo, é uma das ferramentas primordiais no processo de qualificação de nossos jovens e, por isso, estamos formalizando o pedido. Com a ajuda do MEC, queremos viabilizar a construção dessa unidade em Jaboatão Centro”, afirmou.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, informou que irá analisar as solicitações de Elias. “Irei analisar com o ministério os pedidos formalizados pelo prefeito”, assegurou, durante solenidade administrativa no município do Cabo de Santo Agostinho nesta segunda-feira.

O IFPE Jaboatão funciona há um ano e meio em local provisório, graças a uma parceria entre a gestão municipal e o Governo do Estado, enquanto a abertura de um curso de medicina na cidade foi autorizada pelos dois ministérios em julho de 2015.  A Faculdade de Medicina de Jaboatão está dentro do pacote de criação de 36 novos cursos em todo país, por meio do programa federal Mais Médicos, anunciado no ano passado. A escolha do município levou em consideração  a inexistência do curso de medicina no local; requisitos baseados na proporção de vagas e médicos por habitante; tamanho da popularidade; e a distância de um outro curso de medicina.

Ver mais