PSDB – PE

Em abril, auditoria alertou Petrobras sobre falhas em sistema de controle

Brasília (DF) – A auditoria externa da Petrobras (PwC) admitiu que ainda há brechas no sistema de controle da empresa, mesmo com as providências adotadas após o escândalo da Operação Lava-Jato para frear a corrupção na estatal. A afirmação foi feita na última reunião do Conselho de Administração da empresa, em 22 de abril, e, segundo o representante da PwC, “algumas dessas ações não operam de maneira efetiva”.

As informações são da reportagem do jornal O Globo desta quarta-feira (13) e mostram que, ao analisar medidas adotadas para coibir desvios apontados antes e depois do início da fase pública da Lava-Jato, os auditores identificaram falhas na fiscalização interna.

De acordo com o áudio da reunião, o auditor alertou que um dos problemas seria o ambiente pouco favorável a pessoas que queiram fazer denúncias sobre possíveis irregularidades.

“O que nós fizemos esse ano foi, a partir de ações que a companhia adotou nos dois ou três últimos anos, avaliar ações para ver se elas, de fato, preveniriam a ocorrência de novos fatos e (a conclusão é que) ainda existem gaps (falhas). Algumas dessas ações não operam de maneira efetiva”, disse.

Experiência ruim

Segundo relato de um conselheiro, o auditor teve uma experiência ruim ao tentar fazer uma denúncia contra o ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa antes da Lava-Jato se tornar pública.

“Fui à Ouvidoria fazer uma denúncia contra o Paulo Roberto. Falei com uma moça e ela disse: ‘pelo amor de Deus, vai embora’. Nesse ritmo é difícil alguém fazer denúncia”, protestou.

Clique aqui para ler a íntegra.

Ver mais