PSDB – PE

Em convenção, PSDB reúne forças políticas em torno de novo projeto para PE

Presentes ao encontro, representantes do PMDB, Democratas, PPS, PTB e Podemos reconhecem que o PSDB tem papel central na construção de uma alternativa para o Estado

 

O PSDB de Pernambuco realizou convenção neste domingo (5) e elegeu como presidente do partido para o biênio 2018/2019 o ministro das Cidades, deputado federal licenciado Bruno Araújo que sucede o deputado estadual Antônio Moraes, agora na primeira secretaria da legenda. O encontro foi marcado por discursos em favor da unidade das forças de oposição em busca de uma alternativa para o Estado nas eleições do próximo ano.

Presentes ao encontro, representantes do PMDB (senador Fernando Bezerra Coelho), Democratas (deputada estadual Priscila Krause), PPS (ministro Raul Jungmann), PTB (deputado federal Jorge Corte Real), e Podemos (o advogado João Campos) reconheceram que o PSDB terá um papel central na construção não somente da unidade, como de um projeto diferente do atual modelo de gestão do qual todos atestaram como “falido”.

No entendimento das oposições, o momento não é de priorizar a ocupação de cargos em eventuais chapas, mas de avançar no diálogo em torno de convergências que, segundo o presidente do PSDB-PE, Bruno Araújo, tornarão possíveis um novo projeto para o Estado. “Vamos pensar e construir juntos com o PMDB, com o Democratas, com o PTB, com o Podemos, com o PPS e com tantos outros partidos, vamos avançar no diálogo em torno de qual é o Pernambuco que devolverá a autoestima aos pernambucanos.”

Além da eleição da nova executiva estadual e dos comandos de segmentos como o Mulher, Juventude e Tucanafro, o PSDB-PE reconheceu o papel importante do ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes Elias Gomes que teve seu nome pré-lançado ao governo. “Elias tem uma importante missão nesse projeto de unidade. Ao levar seu nome para todo o estado, estará levando o nome do partido, levando uma proposta que todos nós acreditamos”, ressaltou o ministro das Cidades.

A nova executiva do PSDB-PE é formada pelos seguintes integrantes: Bruno Araújo na presidência; 1º vice, o ex-governador João Lyra; 2º vice, Guilherme Coelho; 3º vice, André Régis; Secretário-geral, Betinho Gomes; 1º secretário, Antônio Moraes; Tesoureiro, o prefeito Joaquim Neto; 1ª vogal, Terezinha Nunes; 2ª vogal, prefeito João Tenório; 3ª vogal, Alessandra Vieira; 4ª vogal, Izabel Urquiza.

Abaixo, trechos dos discursos:

Ministro Bruno Araújo – “Estamos aqui para construir a unidade que seja a convergência das coisas que são possíveis e para buscar o que é importante para Pernambuco. Amanhã (nesta segunda) o estado ouvirá do ministério das Cidades o anúncio de 10 mil de empregos com milhões de investimentos. Temos e vamos mostrar o que foi feito no país com uma boa governança e com resultados efetivos. Mas não adianta Pernambuco ter apenas bons ministros, para os pernambucanos vale é o comandante de Pernambuco ter autoridade nacional e é isso que vamos buscar com a construção dessa unidade entre todos esses partidos”.

“Elias tem uma importante missão nesse projeto de unidade. Ao levar seu nome para todo o estado, estará levando o nome do partido, levando uma proposta que todos nós acreditamos. Portanto na presença de todos, quero dizer que temos uma missão de construção que não se inicia hoje, já vem se dando em todo o Estado através do desejo de todo pernambucano que procura autoridade, um comandante, propostas sobretudo na questão da segurança pública. Vamos pensar e construir juntos com o PMDB, com o Democratas, com o PTB, com o Podemos, com o PPS e com tantos outros partidos, vamos avançar no diálogo em torno de qual é o Pernambuco que devolve a autoestima aos pernambucanos. Não vamos falar em cargos, vamos deixar para tratar isso depois que tivermos o principal: que estado queremos. Serei apenas, no PSDB, um coordenador dessa atividade e não me faltará disposição de trabalho e de diálogo. Esse evento de hoje demonstra que é mais do que possível colocar Pernambuco em outro rumo”.

Deputado estadual Antônio Moraes – “Nesse final de mandato, gostaria de agradecer a todos que comigo, na executiva estadual, trabalharam para aumentar o PSDB. Foi o que ocorreu na última eleição para prefeito, crescemos substancialmente em número de municípios no Estado. Gostaria de agradecer ao meu tesoureiro Evandro Avelar, pessoa extremamente importante em minha gestão; agradecer a todos os funcionários do partido, a todos os segmentos da legenda que, junto conosco, nesses dois anos, priorizaram o PSDB. Gostaria por fim de agradecer ao ministro Bruno Araújo, que sempre esteve nessa luta pelo engrandecimento do partido, e aos nossos deputados federais, prefeitos, vereadores e suplentes.”

Senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB) – “O Estado precisa de outro ritmo, Pernambuco precisa acelerar seus projetos. Enquanto a Bahia está criando emprego, o Ceará deve gerar as demissões até o final do ano, Pernambuco vai terminar o ano ainda demitindo gente. Falta projeto, falta ousadia, falta coragem para assumir posições que possam dar a Pernambuco o protagonismo político que ele merece. Por isso fiz questão de estar aqui na convenção do PSDB, a convite do ministro Bruno Araújo, para dizer da importância política dos tucanos no Estado. O ministro Bruno tem um papel central e importante, vamos juntar, é hora de unir, de construir propostas sem ódio, para estarmos à altura do desafio que Pernambuco nos impõe. Vamos unir os melhores para que a gente possa animar toda a sociedade pernambucana.”

Ministro da Defesa, Raul Jungmann (PPS) – “Em 2018 vamos ter uma batalha da política contra a antipolítica. Se os candidatos da antipolítica vieram a vencer, estaremos num impasse muito grave. Esse é um desafio que nos leva a uma palavra chave, tantas vezes admitida aqui, unidade. Por isso, precisamos de líderes como Bruno e tantos outros aqui presentes para caminharmos nessa direção. É fundamental que a gente vença essa batalha por tudo que acumulamos ao longo desses anos. A antipolítica não pode vencer. Política é transformação, é pensar um mundo melhor, e sobretudo política é unir pessoas em torno de um projeto comum. Esse é encontro voltado sobretudo para o futuro.”

Ex-governador e presidente do ITV-PE, Joaquim Francisco – “Bruno, apesar de jovem, tem competência para ir a luta, é político, tem articulação nacional e estadual. Essa unidade de forças hoje aqui na convenção prova isso. Bruno une duas coisas que nem sempre estão presentes num só político: a capacidade política de articular e o espírito público de convergir em torno do interesse do país e do estado. Ao mesmo tempo, tem a capacidade de gestão. Por isso, com o apoio de todos nós, creio que aqui demos um passo significativo pela união para que a gente possa construir uma sólida vitória nacional e estadual.

Vereador André Régis – “Nós acreditamos que Bruno Araújo está talhado para conduzir o PSDB e sempre foi minha posição em favor de que o partido coloque nomes às vagas majoritárias, seja ao governo ou ao Senado. Que o PSDB apresente seus nomes e, numa composição, já que política não se faz sozinho, a gente possa mais adiante comemorar a conquista do estado e do país. Estamos aqui hoje juntos com um propósito, o de mudar não apenas Pernambuco mas o Brasil.”

Deputada estadual Priscila Krause (DEM) – “A gente não precisa ser cientista político para identificar o quão frágil são as lideranças que tomam conta hoje de Pernambuco e as condições nas quais o estado se encontra. Desde as condições das estradas, passando pela saúde, chegando àquilo que sentimos todos os dias ao colocar o pé fora de casa, que é a questão da violência e da falta de segurança. Isso tudo só reafirma o que buscamos aqui: uma união de forças que possam se contrapor a isso que está hoje em Pernambuco. Esse modelo esgotou, chegou à fadiga de material, até porque o material não é de boa qualidade. E esse palanque aqui, essas pessoas que aqui estão, reúnem maturidade política, respeitabilidade, credibilidade, serviços prestados ao estado e ao país e muita competência”.

Deputado federal Jorge Corte Real (PTB) – “Gostaria de ressaltar a importância do PSDB não apenas para o Brasil, foi um partido que já fez a diferença ao nosso país quando deu uma modernidade que até hoje usufruímos. Aqui em Pernambuco, temos um cenário no qual o modelo imposto pelo PSB já faliu. O povo se diz cansado. Pernambuco sempre foi um estado acostumado a progredir, e hoje bate recordes de violência, de desemprego, isso não condiz com nossa potencialidade. Por isso, momentos como esse que estamos vivendo agora são importantes porque reúnem pessoas que querem reformular, que defendem novos modelos, novas ideias para Pernambuco.”

Deputado federal Betinho Gomes – “O PSDB tem a missão de apresentar um projeto para o Estado. Ao longo de alguns meses, debatemos a necessidade de um partido com a dimensão do nosso de apresentar uma candidatura própria. E hoje apresentamos a pré-candidatura do ex-prefeito Elias Gomes como uma das opções do partido num projeto para 2018. Temos a clareza do papel que o ministro Bruno vai desempenhar nesse momento, sabemos que ele é um quadro valoroso, mas queremos discutir uma alternativa para o Estado, unidos com as demais forças de oposição.”

Deputado federal Guilherme Coelho – “Temos aqui, nessa convenção, diversos partidos que vieram dar seu apoio à mensagem que levaremos às ruas e que colocará o Estado no rumo, com mais emprego, mais segurança, e mais água para o Sertão.”

Deputada estadual e presidente do PSDB Mulher-PE, Terezinha Nunes – “Precisamos em 2018 ir às ruas e definitivamente ocupar o espaço na política. Não temos dúvida de que 2018 será o grande ano de avanço das mulheres. Tivemos uma mulher presidente que foi uma decepção, mas ela chegou de paraquedas. Queremos uma mulher que tenha experiência e que, por seus próprios méritos, chegue à presidência da República. Quando isso acontecer, o que houve com a ex-presidente Dilma não se repetirá. O PSDB de Pernambuco está no caminho de cada vez mais garantir a presença das mulheres na política. Já temos no diretório que está sendo eleito hoje 30% das vagas para as mulheres.”

Prefeito de Gravatá, Joaquim Neto – “Pernambuco está terminando um ciclo, o ciclo do PSB. E no novo ciclo que virá, o PSDB será com certeza protagonista. O partido fez história no país e agora vai fazer história em Pernambuco. O ministro Bruno Araújo contará com o apoio de todos nós prefeitos para tocar o PSDB e fazer com que o partido exerça no estado o papel que merece. ”

Ex-prefeito Elias Gomes – “Precisamos construir de forma diferente e com conteúdos renovados um projeto para levar Pernambuco adiante, para que seja um estado mais forte, com uma prosperidade que chegue do Cais ao Sertão. Não podemos pensar no Estado apenas no Porto de Suape. Mas pensá-lo por inteiro para gerar mais igualdade. Isso deve orientar nosso debate e nossa proposta de governo. O debate dos conteúdos deve substitui a velha arenga, a discussão surrada que não leva a lugar nenhum. A questão da violência, que em todos os debates surge com muita frequência, não pode ser vista apenas à luz das estatísticas. É preciso se aproximar do povo e construir com os municípios um verdadeiro pacto pela paz em Pernambuco. O PSDB deve discutir não apenas um projeto de poder, mas um projeto de sociedade, um projeto de governança. É necessário não apenas contestar o que está aí, mas apontar o rumo e propostas para fazer diferente. Queremos fazer a boa e a nova política para fazer um PSDB mais forte e um Pernambuco melhor. Reconhecemos a liderança de Bruno Araújo, não vamos disputar com ele espaço algum, ao contrário, vamos construir todos juntos.”

Representante do Podemos, Antônio Campos – “Neste momento precisamos ter diálogo, precisamos construir convergências, porque é possível sim, construirmos um Pernambuco mais forte. Nosso estado pode muito mais. Vamos discutir ideias, vamos fazer uma agenda para Pernambuco pois tenho convicção de que o palanque das oposições sairá vencedor”.

Presidente da Juventude, Rodrigo Barros – “É com o intuito de uma juventude forte, de um PSDB Mulher forte, com um ITV atuante e um PSDB mais ativo que iremos para 2018 ainda mais fortes”.

Presidente do Tucanafro, Paulo Triguinoso – “O PSDB de Pernambuco constrói agora seu protagonismo com um projeto de candidatura própria com Elias Gomes e com Bruno Araújo na presidência da legenda. É hora de o PSDB de Pernambuco assumir sua maioridade política”.

Deputado federal Daniel Coelho – “O PSDB e essas forças compreendem que nós não temos nada a ver com o PSB. Aliás, eles estão voltando para onde nunca deveriam ter saído, a gente sabe da aproximação do PSB com o PT, porque eles têm o mesmo modelo de gestão que é o de ocupação do Estado como se o Estado fosse propriedade privada ou partidária. Não é isso que representamos”.

Ver mais