PSDB – PE

Em favor da transparência, PSDB decide por unanimidade pela votação aberta no Senado

O PSDB decidiu por unanimidade pela votação aberta na eleição à presidência do Senado que será realizada nesta sexta-feira (1º). O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, derrubou liminar, concedida no final do ano passado pelo ministro Marco Aurélio, para que a eleição para no Senado e para os demais membros da Mesa Diretora seja aberta e não secreta, conforme prevê o Regimento Interno da Casa.

“O PSDB decidiu, por unanimidade de sua bancada, em nome da transparência que o povo brasileiro exige nos dias hoje, votar em aberto. Declarar o seu voto e lutar para que a votação seja em aberto. Em qualquer circunstância, no entanto, nós votaremos em aberto”, anunciou o senador Tasso Jereissati (CE) na sua página do Twitter.

Jereissati é apontado como possível candidato, sendo apoiado pela bancada tucana. No entanto, em algumas conversas com aliados e jornalistas, o senador admitiu que pode retirar seu nome, caso surja um candidato capaz de derrotar Renan Calheiros (MDB-AL).

O voto em aberto é tentado especialmente de senadores contrários ao emedebista. Para eles, se tiverem de expor seus votos, os colegas se sentirão constrangidos em admitir a escolha por Renan, alvo de nove inquéritos no Supremo.

No dia da votação, um grupo de senadores levará novamente a questão ao plenário.

**Reportagem Shirley Loiola com informações do Jornal O Globo/Foto: Gerdan Wesley

Ver mais